outubro 17, 2024 22:08

Russomanno diz que homenagem ao movimento negro foi ato de vandalismo

A Prefeitura de São Paulo colocou imagens de punhos cerrados em semáforos de pedestres. É uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Mas Celso Russomanno (Republicanos), candidato a prefeito da cidade, afirmou que esse projeto foi um ato de vandalismo e prometeu combatê-lo.

Russomanno chegou a essa conclusão baseado em uma publicação divulgada por Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor. O músico publicou no Twitter que o punho cerrado é um símbolo comunista. Russomanno endossou a mensagem de Roger.

“Lutarei para que atos de vandalismo como esse aqui não ocorram novamente e para que não fiquem impunes”, publicou Russomanno no Twitter.

A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo informou que os punhos cerrados representam a luta e a resistência contra o racismo.

Historicamente, o movimento negro usa esse gesto para fazer protestos, assim como aconteceu em manifestações nos Estados Unidos em 2020.

“Os pictogramas buscam dar visibilidade e o apoio necessários para discutir eliminação das desigualdades e definitiva inserção da população negra em uma sociedade justa, sem preconceitos, sem racismo, sem discriminação e que respeite e enalteça a cultura africana e afro-brasileira”, informou a Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.

Os semáforos com punhos cerrados estão apenas em alguns pontos estratégicos, como a Praça da República, a Avenida Paulista e o bairro da Liberdade, locais com alguma identificação com o movimento negro.

Conteúdo: UOL

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Caio André e vereadores de oposição manifestam apoio para Alberto Neto

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (União Brasil), nesta quinta-feira, 17, juntamente com os vereadores...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!