O prefeito Antônio Peixoto, candidato à reeleição em Itacoatiara pelo Partido dos Trabalhadores (PT), teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. A informação já foi atualizada no Divulgacand nesta quinta-feira, 5.
Segundo a sentença, o juiz Saulo Góes Pinto, de Itacoatiara, considerou insanável a condenação de Antônio Peixoto pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A decisão do tribunal envolve irregularidades na aplicação de dinheiro do FNDE (do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em 2009, incluindo despesas sem comprovação de aplicação do recurso e pagamentos realizados na forma de ‘saque contra recibo e transferência de saldo’.
Pinto pontuou que alegar erro no preenchimento de formulário “é insultar a inteligência” dele e dos ministros do TCU. “Peixoto é gestor experiente, já exerceu mandato eletivo por mais de uma vez e sabe, por qualquer ângulo que se avalie, as consequências de seus atos. Utilizou-se, no presente caso, de subterfúgios interpretativos para ocultar o dolo evidentemente identificado e incontestável”, afirmou Goes.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação