fevereiro 22, 2026 04:01

Números da nova pesquisa Pontual repercutem entre os candidatos a prefeito de Manaus

Mesmo com um queda de 3,1 pontos percentuais, o candidato Amazonino Mendes, que encabeça a coligação “Juntos Podemos Mais”, mantém a liderança na nova pesquisa do Instituto Pontual, divulgada nesta sexta-feira, 6. Além de garantir vaga no segundo turno, o ex-governador também venceria os três cenários testados na pesquisa.

Procurada pela reportagem para comentar os números, a coligação de Amazonino, “Juntos Podemos Mais” disse que este movimento dos números das pesquisas estão praticamente dentro da margem de erro, e que é natural. “A pesquisa também mostra que o candidato Amazonino Mendes venceria todos os seus concorrentes no segundo turno. A campanha deve continuar alegre e propositiva”, disse a coligação.

Na briga pela segunda vaga do 2º turno, David Almeida (Avante) subiu 2,7% das intenções de votos, saltando de 14,6% para 17,3% nesta última pesquisa. No item rejeição, David Almeida aparece com 4,6%. O candidato não quis comentar o resultado desta pesquisa.

Se mantendo no terceiro lugar, o candidato Ricardo Nicolau (PSD) cresceu 3,8 pontos na pesquisa do Instituto Pontal e saiu dos 9,3% das intenções de votos para 13,1%, nesta última sondagem.

‘Orgulhoso da campanha’

Ao O Poder, o candidato disse que as últimas pesquisas confirmam o crescimento e a onda de voto pelo 55 só aumenta. “Esses resultados fizeram com que caciques de sempre se unissem para atacar a nossa candidatura. Estou muito orgulhoso da nossa campanha. Estamos ouvindo as pessoas e apresentando o que eu fiz durante toda a minha vida pública e os nossos projetos para Manaus, porque o que a cidade precisa é de gestão. A população não aguenta mais as dificuldades enfrentadas diariamente”, disse.

Ricardo Nicolau reforçou que os manauaras estão vendo que o candidato do PSD tem projetos e propostas muito claras, que são motivos para voltar a acreditar. “Vamos seguir fazendo uma campanha positiva e limpa, apresentando nosso projeto de mudança e transformação para Manaus, para torná-la mais justa, mais digna e que cuide das pessoas”, acrescentou.

O candidato do PT, que na última pesquisa perdeu a terceira posição para Ricardo Nicolau, o deputado federal José Ricardo, cresceu 0,9%, ficando no quarto lugar com 8,1% das intenções dos votos. O candidato não comentou sobre o resultado da pesquisa.

Entre os candidatos ‘bolsonaristas’ que apresentaram melhor desempenho e subiram na pesquisa estão: Alberto Neto (Republicanos) que subiu 1,3%, seguido por Romero Reis (Novo), que subiu 0,5% e Alfredo Menezes (Patriotas), que subiu 02%. Os candidatos não comentaram a pesquisa.

Também subiu na pesquisa o candidato Marcelo Amil (PCdoB), que saltou de 0,2% para 0,5%.

Procurado, ele respondeu que uma pesquisa não pode ser interpretada por seu número seco. “Trabalhamos com a interpretação da margem de erro, e a margem de erro dessa pesquisa está no mesmo patamar das outras, o que nos permite uma interpretação de até 4%. Estamos seguindo nossa campanha, mostrando nossas ideias e não temos dúvidas, que o histórico de Manaus, de mudar o voto nas últimas horas, poderá pesar sobre nossa candidatura”, disse.

Já os candidatos Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos, caíram 0,2% e 0,1%, respectivamente, na pesquisa eleitoral. Chico Preto saiu de 1,0% para 0,8% da intenção de votos. O candidato do PSTU, Gilberto Vasconcelos saiu de 0,2% para 0,1%.

‘Encalhado’

Ficou no mesmo posicionamento, com 3,5% da intenção de votos o candidato Alfredo Nascimento (PL). O candidato não comentou sobre a pesquisa.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!