Uma das disputas mais acirradas da história, a eleição para presidente nos Estados Unidos tem agora desfecho previsível, a ser confirmado a qualquer momento.
Embora as apurações não tenham acabado em seis estados, estatísticos já dão como certa a vitória do democrata Joe Biden.
Ele está à frente em quatro estados. A diferença entre ele e o presidente Donald Trump é pequena, mas o cenário é desfavorável para o candidato à reeleição, já que a maioria dos votos a apurar vem pelo correio, meio em que o democrata tem vencido com folga.
Confirmada a previsão de que vencerá na Pensilvânia, o maior colegiado entre aqueles que ainda não concluíram a apuração, Biden será declarado o 46º presidente da maior potência mundial, chegando aos 273 votos, até o momento ele tem 253 e Trump, 214.
Para se eleger, qualquer dos candidatos precisa conquistar ao menos 270 delegados. Caso ganhe nos quatro estados em que lidera, o democrata poderá chegar aos 306 votos. Nesse cenário, Trump teria apenas mais 18 delegados, ficando com 232.
O Decision Desk HQ, empresa que divulga resultados e projeções eleitorais nos Estados Unidos a vários veículos foi além: já anunciou a vitória de Biden na Pensilvânia e sua consequente eleição como presidente do país.
Decision Desk HQ projects that @JoeBiden has won Pennsylvania and its 20 electoral college votes for a total of 273.
Joe Biden has been elected the 46th President of the United States of America.
Race called at 11-06 08:50 AM EST
All Results: https://t.co/BgcQsEyt3j
— Decision Desk HQ (@DecisionDeskHQ) November 6, 2020
Tradução:
Projetos HQ da Mesa de Decisão que Joe Biden ganhou a Pensilvânia e seus 20 votos do colégio eleitoral para um total de 273.
Joe Biden foi eleito o 46º Presidente dos Estados Unidos da América. Corrida chamada às 11-06 às 08:50 EST Todos os resultados.
Conteúdo: Congresso em foco
Foto: BBC