Mais de 33,8 mil eleitores vão as urnas neste domingo, 15, escolher o prefeito e os 13 vereadores do município de Iranduba (localizado a 27 quilômetros da capital), na região metropolitana de Manaus. De acordo com fontes consultadas pela reportagem do Portal O Poder, a disputa pela prefeitura está acirrada entre os candidatos Alain Cruz (PSC) e Augusto Ferraz (DEM). Correndo por fora, vem a viúva do ex-candidato Nonato Lopes que faleceu este ano vítima de Covid-19, Graça Lopes (MDB), que aposta em arrebanhar os votos do marido para surpreender e chegar à prefeitura.
A expectativa da população é que seja divulgada ainda nesta sexta-feira, 13, ou neste sábado, uma pesquisa oficial para confirmar os números e a preferência do eleitorado.
Iranduba, segundo estimativas do IBGE de 2020, o município possui 49.011 habitantes. A cidade é considerada o maior produtor de hortifrutigranjeiros e produz 75% dos tijolos e telhas consumidos no Estado.
Nove candidatos
Com a desistência dos candidatos Edvaldo Mendonça (PSL) e Almir Prestes (PL), ficaram nove candidatos na disputa: Augusto Ferraz (DEM); o ex-diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) Leonel Feitoza (PMN); Alain Cruz (PSC); Casa Nova (Rede); David Franklin (PT); Alexandre Magno (Cidadania); Graça Lopes (MDB); João Maciel (Psol); e Jordan Mota (DC).
Alain Cruz tem 50 anos é engenheiro elétrico e foi escolhido para representar o PSC, partido do governador Wilson Lima. Alain é natural do município de Benjamin Constant, no Alto Solimões. O candidato defende uma renovação no município de Iranduba e melhorias na infraestrutura com destaque para a saúde, educação e esporte na cidade.
O deputado Augusto Ferraz que é empresário afirma que está preparado para administrar o município que conhece bem e onde já executa um trabalho na cidade há 6 anos. Ferraz diz que pretende desenvolver o setor agropecuário do município e abastecer a cidade de Manaus com a produção de Iranduba após a melhoria dos ramais e das vicinais.
Chapa de mulheres
A única mulher na disputa, Graça Lopes, é viúva do ex-prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, que faleceu este ano vítima da Covid-19. A princípio, Nonato que era pré-candidato ao pleito em 2020, vinha liderando as pesquisas de intenções de votos. Mas com a sua morte, a viúva assumiu a responsabilidade de disputar as eleições junto com a vice, Maria Silva (Podemos). A candidata vem correndo por fora e pode surpreender se conseguir conquistar o eleitorado do marido.
Experiente
O ex-diretor do Detran-AM, Leonel Feitoza que também já foi vereador em Manaus, está na disputa pela cadeira de prefeito. Feitoza diz que conhece bem os problemas do município e que tem projetos para pôr fim a cada um deles, caso se eleja para comandar a prefeitura, nos próximos 4 anos.
O candidato afirma que assim como era diretor do Detran atuava nas ruas vendo in loco os problemas, assim será a sua gestão na prefeitura.
Entre as propostas de Leonel está a de transformar Iranduba num polo turístico, a partir da orla do Cacau Pirêra, aproveitando a biodiversidade e a força de trabalho da população, além de fomentar o setor primário com destaque para a agricultura familiar e a piscicultura.
O mais jovem
O engenheiro florestal David Franklin é o mais jovem na disputa. Com 28 anos de idade, ele aposta na juventude para ganhar a eleição e foi o nome que o Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu para disputar a prefeitura de Iranduba.
A eleição acontece neste domingo e, como o município tem menos de 200 mil eleitores, a decisão sairá na noite deste dia, de quem será o próximo prefeito da cidade.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação