fevereiro 6, 2026 13:46

Presidente do TSE quer permitir votação pelo celular nas próximas eleições municipais

Nesta quinta-feira, 12, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, informou que planeja prolongar o projeto “eleições do futuro” para fazer com que as votações no país sejam realizadas em processo digital, via celular.

Caso o projeto seja aprovado, deve ser aplicado em uma eleição municipal e não no pleito de 2022, que inclui a eleição presidencial, segundo o ministro.

“Eu não sei dizer o que vem por aí…mas mudar o sistema no meio de uma eleição presidencial, que provavelmente será bastante acirrada, é muito possível que isso precise ser mais à frente”, frisou.

Ainda de acordo com Barroso, nas eleições deste ano, mais de 30 empresas da área de tecnologia devem iniciar estudos de modelos e formas de implementar o voto pelo celular em uma futura eleição no país.

Além disso, o projeto só se concretizará se for provado sua eficácia e segurança.

“A cada dois anos precisamos repor 20% das urnas e isso custa 700 milhões de reais e é uma licitação tormentosa e judicializada… espero eliminar esse custo e esse transtorno administrativo”, diz Barroso em razão do uso de 500 mil urnas eletrônicas, com o orçamento de 1,2 bilhão de reais, sem citar ainda dos gastos com a manutenção dos equipamentos. Tudo isso em uma só eleição.

Testes em andamento

No pleito deste ano, os testes para o projeto “eleições do futuro” já serão feitos em três cidades, sendo elas São Paulo, Curitiba e Valparaíso (GO).

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!