Caminhadas, carreatas, ‘kombícios’, postagens e lives nas redes sociais. Os candidatos a prefeito de Manaus adotaram todas as estratégias para encerrar, com um ‘grand final’ suas respectivas campanhas eleitorais neste sábado, 14.
O candidato Capitão Alberto Neto (Republicanos) teve um dia de longas caminhadas em diferentes zonas da cidade no projeto que denominou “De Ponta a Ponta” e planejou terminar o dia com carreata. Em mensagem voltada a seu público também agradeceu o apoio.
Alfredo Nascimento (PL) fez última carreata pela cidade no horário da tarde e em suas redes sociais apresentou projetos para educação e focou em uma mensagem de gratidão a todos que estão dando apoio a sua campanha, se dizendo esperançoso de chegar no segundo turno.
Com foco na interação com público online e offline , Amazonino Mendes (Podemos) fez brincadeira comendo caldeirada nas redes sociais, apresentou vídeo se defendendo após ter propaganda eleitoral cancelada pela Justiça Federal e além de compartilhar momentos com o público fisicamente, fez live no fim da tarde mediada com apresentadora apresentando propostas e conversando com o público.
‘Surpresa divina’
De forma simples, Chico Preto (DC) deixou mensagem aos seguidores falando a possibilidade de uma “surpresa divina” nas urnas e deixando seu número como opção aos eleitores.
Criticar a velha política, a estratégia
Coronel Menezes (Patriota) foi crítico com a velha política. Compartilhou charge cutucando Amazonino e Eduardo Braga (MDB) além da troca de acusações entre David Almeida (Avante) e Ricardo Nicolau (PSD) durante debate eleitoral. Para fortalecer sua imagem, citou o presidente da República de diferentes formas e fez caminhada por diferentes partes da capital.
David Almeida (Avante) cancelou agenda e professando a fé cristã adventista, compartilhou live assistindo a um culto e deixou vídeo curto pedindo voto e se colocando como alguém ficha limpa e que já passou pelos problemas da população.
O socialista Gilberto Vasconcelos (PSTU) deixou mensagem a seu público reforçando seus valores e pedindo o voto para este domingo. Com agenda enxuta, o candidato apenas se reuniu com militância de modo virtual durante a tarde.
Circuito da ‘kombi’
Acompanhado da vice Marklize (Psol), Zé Ricardo (PT) transmitiu durante 4 horas o “Circuito da Kombi” que passou por bairros das Zonas Norte e Leste finalizando com panfletagem no Centro Histórico da capital. Na super programação online, também foram repassadas propostas e projetos da chapa para a prefeitura.
‘Triatlon’ eleitoral
Quem cumpriu longa agenda no último dia de campanha foi Marcelo Amil (PCdoB). Com carreta, caminhada e live nas redes sociais o candidato aproveitou cada segundo terminando a noite com visita a apoiadores e com vídeo curto nas redes sociais pedindo voto do eleitor.
Hospital de Campanha, o discurso
Mantendo a linha que seguiu durante toda a jornada de sua campanha, Ricardo Nicolau focou no Hospital de Campanha. Com vídeos e mensagens, relembrou o que viveu e agradeceu a cada pessoa que esteve com ele naquele momento e agora. Pediu voto, apresentou imagens de problemas da cidade que quer combater e fez promessas para habitação. Offline, sua agenda envolveu carreata na Zona Leste e reuniões com apoiadores na Zona Norte.
Já Romero Reis (Novo) resumiu seus valores e propostas nas redes sociais. Começou o dia cedo, em conversa na Feira da Panair e fez sua última carreata da corrida eleitoral. Também fez live enquanto caminhava por bairros da cidade e pediu o voto dos eleitores.
A eleição em primeiro turno acontece neste domingo, 15, em que os eleitores manauenses vão às urnas eleger a nova composição da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e definir os dois candidatos majoritários que vão disputar o segundo turno da eleição.
As seções eleitorais irão abrir uma hora mais cedo, às 7h, e a votação vai até às 17h.
Sharon Marques para O Poder
Fotos: Divulgação