Neste domingo, 15, Dia da Proclamação da República, a partir das 7h da manhã até às 17h são esperados mais de 1,3 milhão de eleitores nos mais de 400 pontos de votação concentrados em Manaus, para escolherem o próximo prefeito e vice-prefeito da cidade e a a nova composição da Câmara Municipal de Manaus (CMM). As opções são muitas: 11 candidatos a prefeito e 1.411 a vereador de Manaus.
Com o fim da campanha eleitoral e, chegado o dia da eleição, é hora de decidir quem o eleitor manauense quer como prefeito e vice da cidade para os próximos 4 anos.
Para ajudar nesta escolha e que eleitor vote com consciência, mediante as propostas apresentadas ao longo de quase 50 dias de campanha eleitoral, o Portal O Poder apresenta um resumo dos respectivos planos de governo elaborados pelos 11 candidatos à Prefeitura de Manaus e que podem ser acessados na íntegra no sistema Divulgacand, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
Confira:
Alberto Neto (Republicanos)
Com o empresário Orsine Júnior(PMN) como vice, o plano de governo do deputado federal foca na melhoria da Segurança Pública, defendendo concurso para mais guardas municipais e o armamento destes profissionais.
Para a saúde, a promessa é de investimento em tecnologia para agilidade e transparência na máquina. Na educação, o capitão promete mais Escolas Cívico-Militares e Criação do PAC do Empreendedor.
Alberto Neto também defendeu revisar o orçamento do município e dedicar verba à requalificação de espaços públicos destinados ao esporte e lazer com implementação de parcerias para projetos com esse tema, começando pelos bairros de classe baixa.
Outros projetos incluem a ampliação do sistema de esgoto e recuperação de calçadas e meios-fios e a capacitação de artistas e produtores culturais. Veja todos os projetos.
Alfredo Nascimento (PL)
Candidato “escolhido” a continuar a gestão do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), e tendo como vice a ex-deputada federal Conceição Sampaio, também do PSDB, Alfredo defende um discurso de ex-prefeito da cidade com histórico como político e prometendo estar ativo nas ruas da capital.
Suas maiores frentes são o equilíbrio fiscal e transparência nos números da prefeitura e a atenção aos servidores de carreira e terceirizados. O candidato também prometeu concursos e melhores planos de carreira em áreas como segurança pública, saúde e educação.
Para a economia, Alfredo afirmou que vai agilizar processos, principalmente para os empreendedores, apresentando ideias de parcerias com vantagens para o setor privado e desburocratização para micro e pequenos empreendedores.
Pensando no visual e uso da cidade, o candidato apresentou planos como arborizar e fazer pactos pelo meio ambiente, aproveitar melhor o Centro Histórico com planos para habitação e comércio, além de melhorar a fluidez do trânsito, afirmando continuamente em suas entrevistas que organizará o transporte público da capital.
O candidato defendeu regulamentar instrumentos complementares do plano diretor e intensificar programas permanentes voltados para a terceira e idade e para as crianças, armar a guarda municipal, programa para primeiro emprego. Confira o plano completo
Amazonino Mendes (Podemos)
Em sua campanha, o ex-governador, que tem como vice o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), foca em sua experiência e feitos como político e prometendo estar presente pelos meios físicos e digitais.
Em seu plano, Amazonino promete dar atenção às ciclovias da cidade e melhorar o estacionamento no Centro Histórico. Para a saúde, focou suas metas em aumentar os serviços itinerantes, como a Carreta da Saúde, as UBS Fluviais, Consultório de Rua, Leite do Meu Filho e Caps para atendimentos de viciados em drogas.
Outras áreas incluem projetos como Bolsa Infantil, para aumentar o acesso de crianças a creches; Ronda Comunitária Municipal para ajudar na segurança; e programa de habitação para famílias de baixa renda.
Sobre a máquina pública, o ex-governador defende recriar a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer; promover o Festival de Municipal de Música e de Dança; e reativar o Banco da Gente, com linhas de crédito para empreendedores; além de desburocratizar serviços da prefeitura. Veja na íntegra
Chico Preto (DC)
Um dos principais projetos do candidato que defende sua campanha independente e sem parcerias políticas e tem como vice o tenente-coronel da PM, Augusto Cezar (DC), é a implantação de subprefeituras e descentralização da administração da capital.
Na economia, os planos focam em incentivos para atrair novas empresas a Zona Franca e a criação de um distrito de arte, baseado em modelo já implementado em cidades como Miami e Berlim.
O plano ainda prevê implantação de um sistema preventivo para pontos críticos que sofrem alagamento constantes na cidade. Para educação, o candidato promete projeto-piloto para que escolas particulares recebam alunos sem vaga nas escolas do município.
Para segurança, a ideia é criar um Centro de Monitoramento e Controle na cidade, interligando a Guarda Municipal e o sistema de segurança do Estado.
Na saúde, Chico defende o programa “Corujão da Saúde” que propõe alugar clínicas e hospitais privados nos turnos da noite e madrugada e a fila de espera de exames no SUS. Veja mais
Coronel Menezes (Patriota)
Acompanhado do vice, delegado da Polícia Civil, Rafael Costa e Silva, o candidato do presidente Jair Bolsonaro em Manaus tem projetos sociais como a criação de espaços para atendimentos das crianças imigrantes, programa “Remédio em Casa” e concurso público para aumento da cobertura de assistência social na capital.
Para a infraestrutura, Menezes defende a construção de um viaduto na rotatória da Feira do Produtor, garantindo a integração do Distrito Industrial com a Zona Norte e com a avenida das Flores. Na economia, fala sobre plano de reforma e revitalização para as feiras e mercados do município.
Menezes também promete fortalecer o Fundo Municipal de Habitação (FMH), com apoio do governo federal; e através do setor privado, entregar 5 terminais de embarque turísticos na orla de Manaus: Tupé, Ponta Negra, Centro, Encontro das Águas e Marina do Davi.
Outra bandeira forte é a Segurança Pública. O candidato defende a implementação do Centro Municipal de Comando e Controle (CEMUCC) para o monitoramento do trânsito da cidade. E para a gestão administrativa, prometeu modernizar o atendimento, disponibilizando 100% dos serviços da prefeitura online. Veja o plano completo.
David Almeida (Avante)
Maior plano de governo em tamanho, o documento de 68 páginas entregue pela chapa que conta com o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM), apresenta projetos-pilotos na saúde, entre eles colocar Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas municipais; serviços de saúde itinerante; e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosos.
David também defende a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus e programas diversos como a aquisição de alimentos para a merenda escolar nas escolas municipais; IPTU verde para incentivo ao plantio de árvores; e coleta seletiva estruturada.
Para obras na cidade, o plano conta com corredor de ligação entre as avenidas do Turismo e desembargador João Machado criando eixo Leste-Oeste na cidade; a negociação com o governo federal para concessão do Aeroporto ‘Eduardinho’ e instalação da nova rodoviária de Manaus; e a construção de três mini vilas-olímpicas nas Zonas Norte e Leste.
Na saúde, o projeto também defende uma “Praça da Vida Saudável” e a criação do selo “Amigos dos Animais” incentivando ações voluntárias de proteção animal realizadas. Veja completo.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
Passe livre e fornecimento de luz e água gratuitos para desempregados são só algumas das promessas do candidato, que tem como vice Maria Auxiliadora Castro (PSTU). O plano também defende isenção total de impostos e crédito para pequenos negócios.
O documento também promete o fortalecimento e a ampliação da UBSs com meta de alcançar 100% de cobertura primária, além de fornecer vagas em escolas para todas as crianças do município e implementar debate sobre identidade de gênero, orientação sexual, preconceitos e discriminação nos parâmetros curriculares do sistema de educação
Gilberto também promete a legalização de ocupações e um plano de infraestrutura com conselhos populares nos bairros para discutir e deliberar sobre orçamento e planos de moradia, arborização, oferta de água potável, esgoto, coleta seletiva, e formação de cooperativas para fazer o trabalho de reciclagem. Veja na íntegra
José Ricardo (PT)
Ao lado da vice Marckize Siqueira (Psol), o plano de governo do atual deputado federal apresenta linha voltada à participação pública, com projetos na área da educação, trabalho, atividades culturais, esportivas. O candidato também defende a preservação e valorização do Patrimônio Público, Histórico e Cultural com aumento do efetivo e treinamento da Guarda Municipal para atuar nessa linha e em outras.
Zé Ricardo também promete dar atenção e garantir serviços básicos a área rural, além de incentivar a comercialização agroindustrial e os cuidados com os animais.
Ademais, o plano prevê ampliar e melhorar o atendimento da máquina pública, reduzir desperdícios e desvios de dinheiro, aumentar a captação de recursos e obtenção de financiamentos, com foco na transparência. Veja mais.
Marcelo Amil (PCdoB)
Com Dora Brasil (PCdoB) como vice, o plano de governo promete focar na melhoria do transporte público com a construção de portos na colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Tarumã, para saídas de lanchas em direção ao Porto do São Raimundo.
Para a educação, a maior proposta é a criação da Universidade Municipal de Manaus com cursos superiores 100% gratuitos EAD. Além da construção de 12 creches municipais no edifício garagem, no Centro de Manaus.
Amil também promete expandir a Guarda Municipal para 2 mil efetivos com concurso público em 2021, com previsão de treinamento e equipamento para integração com a Polícia Militar. Para o esporte, o projeto de criação da Copa Manaus de Futebol sub-17 é a aposta do candidato que defende o evento como ocasião para movimentação da hotelaria, gastronomia, serviços, geração de renda e valorização do esporte local.
O candidato também propõe criar a Feirinha da Getúlio aos sábados à tarde, no trecho entre a 24 de maio e a 7 de Setembro, nos mesmo moldes da feira da Eduardo Ribeiro; e revitalizar a Manaus Moderna com píer, praça de alimentação e serviços concentrados. Veja o plano na íntegra.
Ricardo Nicolau (PSD)
Com vice George Lins (PP) e irmão do empresário Luiz Alberto Nicolau, presidente do grupo Samel, que ganhou destaque pela participação no hospital de campanha da Prefeitura de Manaus no início de 2020, Nicolau apresentou como uma de suas principais bandeiras construir o primeiro Hospital Municipal de Manaus, voltado a cirurgias eletivas.
Outro foco do plano de governo da chapa é aproveitar os espaços físicos das escolas municipais no período noturno para cursos de nível superior à distância e semipresenciais, técnicos e profissionalizantes, além do uso das quadras poliesportivas para prática de esportes.
Na educação, a lista conta com Projeto Bolsa de Iniciação ao Trabalho para jovens estudantes, de 14 a 18 anos, parcerias com entidades para melhorar a produtividade rural e a criação da Pinacoteca Municipal de Manaus.
Para a infraestrutura, Nicolau propõe construir estruturas de lazer nos mesmos moldes do Complexo Turístico da Ponta Negra nas Zonas Norte e Leste. Na segurança, defende a “Rede de Mulheres Segura” e o Botão do Pânico em todos os ônibus.
Para a gestão administrativa, o candidato prometeu reduzir custos em até 50% da Prefeitura, redirecionando recursos poupados para investimentos em áreas prioritárias, entre elas a construção de novo Aterro Sanitário. Veja plano completo.
Romero Reis (Novo)
Empresário da construção civil, o candidato que que tem como vice Eduardo Costa (Novo) se destacou ao assinar compromisso de não se reeleger, doar seu salário e não assinar licitação para empresas suas, do vice ou de familiares. Em seu plano, Romero defende enxugar custos e modernizar a máquina pública, com parceria em todos os setores.
Para educação o foco do candidato é criar um sistema de acompanhamento dos alunos modernizado, com aplicativo e sistema de mensagens de texto que deixem os pais e responsáveis atualizados sobre a vida de suas crianças no dia a dia escolar.
Na saúde, Romero defende unificar os dados de pacientes através de prontuário eletrônico para consulta fácil de informação e exames em qualquer lugar através da internet. O plano também conta com a implementação de atendimento psicológico para tratar vítimas de violência contra a mulher.
O candidato do Novo também propõe a implantação do Sistema BRT, para diminuir o tempo no transporte público, principalmente para viagens de longas distâncias, e complementar a esse sistema a estruturação de transporte fluvial por toda orla da capital ligando as zonas Leste, Sul e Oeste de Manaus.
Para o lazer, Romero promete criar plataforma digital com calendário de eventos, roteiro de bares e restaurantes, pontos turísticos, galerias de artes e feiras criativas, além da construção de um complexo turístico no Puraquequara. Veja mais
Sharon Marques, para O Poder
Foto: Montagem