Enquanto a disputa pela Prefeitura de Manaus está indefinida entre os candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), as eventuais bancadas governistas já estão formadas na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Isoladamente, os partidos do governador Wilson Lima e do candidato David Almeida, o PSC e Avante, respectivamente, foram os que mais elegeram vereadores: quatro cada um.
A coligação “Avante Manaus”, que tem como candidato a prefeito David Almeida e é composta pelos partidos Avante, PTC, PRTB, PV, DEM e Pros, elegeu uma bancada de nove vereadores.
Desses, quatro são do Avante; um do PTC; um do PRTB – partido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Neto – um do PV; um do DEM – do ex-deputado federal Pauderney Avelino – e dois do Pros, partido do ex-governador José Melo.
Derrotado no pleito, a coligação que tinha o deputado federal capitão Alberto Neto como candidato elegeu a segunda maior bancada, com um total de oito vereadores da chapa Republicanos/PMN/PTB. Três vereadores eleitos são do Republicanos; três do PMN e; dois do PTB.
Terceira maior bancada vem a que sustenta Amazonino Mendes, com os partidos Podemos/PSL/MDB/Cidadania, que elegeu seis vereadores, sendo três do Podemos; dois do PSL e; um do Cidadania. O partido do senador Eduardo Braga, MDB, não conseguiu eleger nenhum nome para a CMM.
Em seguida, vem a aliança PSDB e PL, nas figuras do prefeito Arthur Neto e o ex-candidato Alfredo Nascimento, respectivamente, que elegeram quatro vereadores, sendo dois em cada partido.
A coligação que tinha como candidato o deputado estadual Ricardo Nicolau, composta por PSD/PP/PSB/PDT/Solidariedade conseguiu eleger três vereadores, sendo um do Solidariedade, um do PP, um do PSB. O PSD, comandado por Omar Aziz, e o PDT, do ex-deputado federal Hissa Abrahão, não conseguiram eleger nomes para o Legislativo municipal.
O Patriota, partido de Coronel Menezes, elegeu três vereadores: Joelson Silva (reeleito), Ivo Neto e Dione Carvalho.
Único representante
A coligação do deputado federal José Ricardo (PT), composta pelos partidos PT, Psol e Rede. Conseguiu eleger apenas um candidato, que é do PT, o vereador Sassá da Construção Civil.
Os partido de Chico Preto, o DC, e de Marcelo Amil, o PCdoB, também elegeram apenas um representante cada: Raiff Matos e Jaildo Oliveira, respectivamente.
Sem representante
O partidos Novo (Romero Reis) e PSTU (Gilberto Vasconcelos) não conseguiram eleger nenhum candidato ao cargo de vereador, ficando sem assento no Parlamento municipal.
A posse dos novos vereadores eleitos acontece dia 1º de janeiro de 2021.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação