O juízo da 15ª Zona Eleitoral de Borba, cidade 150 quilômetros de Manaus, relatou “tranquilidade” no município nesta terça-feira, 17, cerca de 48h após uma multidão ir às ruas inconformadas com o resultado do pleito que deu vitória ao atual prefeito da cidade, Simão Peixoto (PP), na apuração dos votos do último domingo, 15.
Quase 12 horas após o resultado do pleito, nesta segunda-feira, 16, uma multidão ocupou as ruas da cidade para se manifestar contra o resultado da eleição, pedindo novas eleições da cidade por conta de uma suspeita de fraude na eleição.
A suspeita de fraude surgiu após um mesário ser filmado entregando uma pasta em um carro que seria da Justiça Eleitoral. Ainda ontem, vários vídeos foram enviados ao Portal O Poder mostrando o grande número de pessoas insatisfeitos com o resultado do pleito.
Em um dos vídeos, a multidão pede novas eleições.
A confusão foi tão grande no município, que a Polícia Militar teve que jogar gás de pimenta para dispersar a multidão.
Em nota enviada ao Portal O Poder, a 15ª Zona Eleitoral de Borba informou que a cidade está tranquila e que a manifestação desta segunda-feira, se tratou de movimento de pessoas ligadas a uma coligação que não elegeu seu candidato.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), disse que o juiz do município não havia pedido reforços para conter a situação na cidade.
A Secretaria de Segurança Pública informou que no município havia um reforço policial que foi enviado para ajudar na realização do pleito e esteve atuando na manutenção da Lei e ordem na cidade após o resultado das eleições.
Beruri
Em Beruri, uma manifestação foi marcada para ocorrer na tarde desta terça-feira, contra a reeleição da prefeita do município, Dona Maria (MDB). No dia do pleito, o Ministério Público Eleitoral cumpriu diligência na casa da prefeita por suspeita de compras de votos.
Veja os vídeos da manifestação em Borba:
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação