Os ex-candidatos a prefeito de Manaus Coronel Menezes (Patriota), José Ricardo (PT) e Romero Reis (Novo) anunciaram que não vão apoiar nenhum dos dois candidatos que passaram para o segundo turno: Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante).
Quarto lugar no pleito, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) ainda não se manifestou.
O deputado federal José Ricardo, que ficou em terceiro lugar na eleição, comunicou em nota, nesta terça-feira, 17, que não apoiará nenhuma das duas candidaturas que concorrem no segundo turno das eleições municipais, manifestando esse posicionamento à direção do Partido dos Trabalhadores.
Zé Ricardo esclareceu que os candidatos que disputam nesse segundo turno representam o mesmo grupo político que está no poder há quase 40 anos e que tem deixado a cidade com muitos problemas e muitas dificuldades para a população. O deputado ressaltou que ambos os candidatos fingem brigar entre si, mas no fim, sempre se unem, para permanecer no poder. Por essa razão, não estará apoiando os candidatos.
“Manteremos a defesa do direito dos trabalhadores e trabalhadoras, prestando contas de nossas ações como parlamentar, nos terminais, nos bairros e nos municípios do interior, conversando com a população e mantendo a luta por melhorias para todos e todas”, disse o deputado por meio de nota.
O candidato de direita, coronel Alfredo Menezes, disse que não irá apoiar nenhum dos dois candidatos no segundo turno das eleições municipais. Ele se manterá neutro. Menezes informou, ainda, que recebeu ligação do ex-vice-governador Samuel Hannan, nessa segunda-feira, 16, para uma conversa informal e foi encontrá-lo.
“Samuel e o ex-governador Amazonino Mendes queriam parabenizar pessoalmente pela minha votação nas eleições, principalmente por ser um nome novo na política local. Tenho amizade com ambos, assim como de outros candidatos que disputaram o pleito comigo. Foi uma questão de cavalheirismo e aproveitei para informá-los que não irei apoiar ninguém. Desejo sorte aos dois candidatos e que a população faça a melhor escolha para Manaus”, declarou Menezes.
O ex-candidato destacou, ainda, que recebeu mensagens de parabenização do presidente Bolsonaro, do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), do ex-ministro Alfredo Nascimento (PL). “Vivemos em uma democracia e acho perfeitamente saudável esse reconhecimento. O mais importante é que foi feita à vontade das pessoas. Tenho orgulho da nossa campanha e do resultado dela. Não tenho nada a esconder só não admito que certos portais propaguem informações caluniosas sem ao menos checar a veracidade da mesma”, criticou.
‘Sem mistura’
O também candidato de direita, Romero Reis (Novo), disse que não irá apoiar nenhum dos dois candidatos. “Água e óleo não se misturam. Jamais poderíamos apoiar um dos dois candidatos no segundo turno, por conta do histórico de ambos. Em nome da coerência, seguimos nosso posicionamento, que Manaus precisa gestores eficientes”, disse.
O empresário assinalou que não se sente representado pelos dois candidatos por isso descarta o apoio. “De qualquer forma, qual sejam os resultados das urnas, devemos respeitar”, disse.
Romero disse que prega uma política transparente e que não pretende virar político profissional, que a marca da sua campanha foi de coerência, de decência, de respeito e transparência. “Quero expressar minha enorme satisfação de estar no partido Novo e desafio os candidatos que estão aí, qualquer um que seja eleito, que monte seus secretários por mérito e não por acordos ou conchavos políticos”, concluiu o empresário.
Silêncio
O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), preferiu manter o silêncio sobre apoio no segundo turno, até esta terça-feira.
Ele está de luto após a morte de seu pai, o empresário e ex-deputado federal Luís Fernando Nicolau, ocorrido nesta segunda, 16.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Montagem