A propaganda eleitoral deste segundo turno começou a ser veiculada em cadeia de rádio e televisão nesta sexta-feira, 20, e, apesar do tom mais agressivo, as bandeiras de ataque e defesa dos candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) continuam as mesmas usadas para o pleito do último dia 15, envolvendo escândalos na saúde do Estado.
‘O Pai tá com nome limpo’
O candidato do Podemos abriu a propaganda eleitoral. Usando imagens do ex-candidato a prefeito, Ricardo Nicolau (PSD), no debate da TV Norte e manchetes relacionadas aos escândalos na saúde dos governadores José Melo (Pros) e Wilson Lima (PSC), a chapa de Amazonino foi enfática em tentar mostrar ao eleitor que, mesmo com pouco tempo, David Almeida já teria sujado as mãos com superfaturamentos ou que, sim, está ligado a outros personagens da política local que já sofreram as mesmas acusações.
Para se colocar como oposição a isso e tendo como foco o eleitor que não votou nele no primeiro turno, o texto da propaganda foi pontual: “você pode não gostar de Amazonino ou da sua forma de governar, mas você nunca poderá dizer que ele foi acusado de trair o povo amazonense”, se referindo ao fato do nome de Mendes nunca ter aparecido em nenhum desses famosos processos judiciais.
Para finalizar os 5 minutos, a chapa usou seu tempo mostrando tudo que Amazonino já fez pela saúde e histórias de pessoas que já foram beneficiadas pelo dono da campanha “O Pai tá ON”. Algumas propostas para a gestão também foram citadas.
‘É Avante que se olha’
David foi conciso em ataques diretos. Usou os primeiros segundos para criticar o oponente por faltar ao debate na TV Band Amazonas, ocorrido na noite desta quinta-feira,19. Ele também se adiantou em falar sobre apoios políticos, e foi Marcos Rotta (DEM) o responsável por dar o recado com todas as letras: “Não temos apoio de nenhum cacique político, nem do prefeito, nem do governador”.
Almeida disse nunca ter tido o nome envolvido em escândalos da saúde e com muitas imagens nas ruas, focou em se mostrar um candidato presente e com muitas propostas para a cidade.
Citou seus números nas pesquisas eleitorais, agradeceu cada um dos mais de 218 mil votos do 1º turno, e alfinetando de forma indireta, falou sobre não se viver de passado, mas, sim de futuro.
Em suas propostas, percorreu o social com citação a alimentação nas escolas, auxílio financeiro a famílias de baixa renda, além de críticas e propostas gerais um dos grandes gargalos da capital amazonense: o transporte público.
Obra defendida largamente pelo candidato Coronel Menezes (Patriota) no 1º turno, David Almeida citou o complexo viário da bola do produtor, na Zona Leste, entre suas metas de gestão.
Horário Eleitoral Gratuito
A propaganda regulamentada pela Justiça Eleitoral e obrigatória para TVs e Rádios pelo país, dessa vez terá dois blocos fixos, de 10 minutos cada, divididos igualmente entre os prefeituráveis. No rádio, a propaganda será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, o horário eleitoral será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Emissoras de rádio e de TV e os canais por assinatura também terão que reservar 25 minutos, de segunda a domingo, para serem usados em inserções de 30 e 60 segundos, considerando os seguintes blocos de audiência: entre as 5h e as 11h; entre as 11h e as 18h; e entre as 18h e as 24h.
Sharon Marques para O Poder
Foto: Montagem