fevereiro 21, 2026 06:04

Pfizer planeja implantar vacina contra covid-19 na América Latina

A farmacêutica norte-americana Pfizer prevê o lançamento da sua vacina experimental contra a Covid-19 na América Latina após receber autorização de emergência nos Estados Unidos, afirmou um executivo sênior, o que poderia ocorrer já no próximo mês.

Alejandro Cané, chefe de assuntos científicos e médicos da divisão de vacinas da Pfizer para a América do Norte, informou à Reuters em uma entrevista em Buenos Aires que a América Latina e outras partes do mundo deveriam ter um “cronograma semelhante” ao dos Estados Unidos.

“No início a ideia é ter a vacina autorizada nos Estados Unidos”, disse Cané. “Estamos confiantes de que nas próximas semanas ou meses teremos a vacina em uso não só nos EUA e na Europa, mas também em países da América Latina.”

Nesta sexta-feira, 20, A Pfizer solicitou aos reguladores de saúde dos EUA a autorização para uso de emergência de sua vacina contra a Covid-19, o primeiro pedido desse tipo, que marca um grande passo para fornecer proteção contra o vírus mortal.

“A ideia é coletar todas as informações desse ensaio e estamos aguardando agora o retorno do FDA para ter uma reunião do VRBPAC (Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados) e, depois disso, uma potencial autorização para nossa autorização de uso de emergência”, disse. “Dessa forma, a vacina poderia ser usada e distribuída nos Estados Unidos”, acrescentou ele, dizendo que a autorização poderia ocorrer em torno de uma a duas semanas após a reunião do VRBPAC.

Cané afirmou que a Pfizer tinha acordos de fornecimento no Chile, México e Peru e que havia várias outras conversas em andamento, inclusive na Argentina, onde o governo disse que poderia receber 750 mil doses da vacina até dezembro.

 

 

 

Conteúdo: Reuters

Foto: Justin Tallis/ AP

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!