agosto 7, 2025 14:20

Novo presidente do Peru anuncia reforma da polícia

O novo presidente do Peru, Francisco Sagasti, ordenou na terça-feira,24 uma reforma da polícia, nomeou um novo comandante e enviou 15 generais para a reserva em resposta à violenta repressão a manifestantes durante o governo anterior, que durou menos de uma semana.

“Tomei a decisão de designar como novo comandante de polícia o general César Augusto Cervantes”, anunciou Sagasti em mensagem ao país exibida na televisão seis dias após assumir o poder. “Estas medidas têm por finalidade fortalecer a polícia”.

Cervantes substituiu o general Orlando Velasco, que estava no comando das forças de segurança desde 7 de agosto.

A mudança ocorre apesar de Velasco estar de licença médica durante os protestos contra o presidente anterior, Manuel Merino.

Duas pessoas morreram e mais de 100 foram feridas na repressão policial às manifestações em Lima, e Merino renunciou cinco dias após assumir o poder em substituição ao ex-presidente Martín Vizcarra, que foi destituído pelo Congresso.

Conteúdo: G1

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

MPAM investiga denúncias de alvarás irregulares e falhas da gestão na saúde em Humaitá

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou três Procedimentos Preparatórios com o objetivo de apurar possíveis falhas na gestão...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!