abril 22, 2025 03:10

Debate da TV A Crítica se transforma em entrevista com David Almeida

Durante entrevista na TV A Crítica, na noite desta quinta-feira, 26, o candidato à Prefeitura de Manaus, no segundo turno das eleições deste ano, David Almeida (Avante), disparou contra o atual prefeito da capital, Arthur Neto (PSDB), e contra seu adversário no pleito, Amazonino Mendes (Podemos). Ele afirmou que Arthur não sai de casa e Amazonino, quando prefeito, não saia do quarto.

Criticando os “caciques políticos” no Amazonas, David Almeida disse que o eleitor elege o político para trabalhar e após eleito, o “indivíduo nem sai de casa”. “Sai de casa 14h da tarde, vai lá tirar uma foto e volta”, criticou David sem citar nomes.

Na sequência, David Almeida disse que se o manauara eleger um prefeito trabalhador já vai ser melhor que o atual prefeito e o anterior. “Um não sai de casa e o outro não saia do quarto, como irá resolver o problema dos ônibus”, cutucou David.

Arthur Neto é o atual prefeito de Manaus, eleito em 2012 e reeleito em 2016, e antes dele, em 2008, a prefeitura era comandada por Amazonino Mendes, concorrente de David no segundo turno das eleições que acontece neste domingo, 29.

Relação entre poderes

David Almeida disse que pretende ter uma boa relação com a Câmara Municipal de Manaus (CMM), assim como com o vice, Marcos Rotta (DEM). “Marcos Rotta vai ser atuante, tendo um papel de protagonismo. Até pelo fato de questão de relacionamento, eu já fui colega de parlamento de Marcos Rotta, e sempre tivemos um excelente trabalho juntos”, disse Almeida.

Passado

Segundo David, a candidatura de Amazonino estava discutindo Manaus do presente para o passado. “Agradecer o que já foi feito a 10 ou 20 anos atrás. Mas, esse momento é saber quem tem mais condições de administrar Manaus para o futuro”, ressaltou.

David Almeida disse que nestas eleições, o eleitor irá aposentar uma geração de políticos. “Acredito que eu e Marcos Rotta, podemos administrar Manaus para o futuro”.

Questionado sobre dar continuidade em algum projeto da atual gestão, David Almeida comentou do trabalho feito por Arthur Neto, nas principais ruas de Manaus, mas, ressaltou que esse projeto tem que entrar nos bairros e nas periferias.

“Não adianta colocar o asfalto e não colocar drenagem. Temos que ter eficiências nos gastos e ter consciência que a eficiência no serviço publico promoverá uma vida melhor para as pessoas”, destacou.

Desigualdade

Sobre os trabalhos para reduzir a desigualdade social em Manaus, David Almeida disse que isso é uma das metas principais, caso seja eleito. “A prefeitura e o Estado não geram riquezas, quem gera é a indústria e os serviços, por isso, entendo, que essa geração de distribuição de riqueza precisa ser bem distribuída”, disse o ex-deputado.

David Almeida disse que se eleito e a prefeitura arrecadar o mesmo que está arrecadando em 2020, em um ano ninguém sentirá falta dos ‘caciques’ políticos no Estado. “Eu estou afirmando isso, não estou prometendo, estou assumindo o compromisso”, disse Almeida.

Desemprego

Sobre a geração de emprego e renda, o candidato explicou que caso eleito for, irá criar emprego na área do esporte, contratando professores de zumba, jiu-jitsu e diversos outros, tudo com recursos federais. Outra alternativa, segundo David, é promover um cadastro de desempregados, que receberão uma ajuda de custo para treinar em empresas do Polo Industrial, e assim, garantir uma oportunidade.

Em relação ao empreendedorismo, David Almeida disse que irá formalizar e oferecer crédito para esses pequenos empresários, gerando assim mais emprego na capital amazonense.

Saúde

Na área da saúde, ele voltou a comentar sobre a criação de um parque de imagem, além de colocar equipamentos em seis UBS (Unidades Básicas de Saúde), para atender a população.

Sobre o transporte público, David Almeida disse que irá fazer com que as empresas possam cumprir os contratos, que possam investir em melhoria e qualidade. “Teremos que renovar entre 20 e 25% da frota dos ônibus. A prefeitura passa entre R$ 12 a R$ 13 milhões mês para as empresas, então, em um ano é possível sim renovar a frota, isso, sem contar o valor pago pelos usuários”.

Por conta da ausência de Amazonino, o debate da TV Crítica se transformou em uma entrevista exclusiva com David Almeida.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

DNIT promete entregar trecho pavimentado da BR-319 ainda neste ano

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Fanaia, disse, em entrevista à rádio BandNews Difusora...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!