O resultado deste segundo turno da eleição em Manaus deve sair por volta das 18h, garantiu o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Jander Assis Valente. A declaração foi dada durante a primeira entrevista coletiva do órgão, na manhã deste domingo, 29.
O secretário informou, ainda, que até o momento, em pouco mais de três horas de votação, apenas cinco urnas foram substituídas e que isso reflete menos de 1% das urnas totais em Manaus.
Durante a coletiva, o presidente do TRE-AM, desembargador Aristóteles Thury, enfatizou as medidas de segurança para combater a Covid-19, adotadas pela Justiça Eleitoral e convidou a população a comparecer as urnas, para diminuir o índice de abstenção de voto.
“Portanto, fica aqui a proclamação que eu faço, a todos os eleitores amazonenses (manauaras principalmente), vamos exercer o direito ao voto, vamos tentar reduzir drasticamente a abstenção do primeiro turno, que foi uma das menores do país, que foi apenas 18%”, disse.
Thury ainda reforçou que as eleições são uma festa da democracia e por fim desejou sucesso aos candidatos.
O diretor-geral do TRE-AM, Ruy Melo de Oliveira, destacou a importância do voto e também reforçou as medidas que o tribunal têm feito para garantir a segurança dos eleitores.
‘Esperamos realmente tranquilizar os eleitores, para que os eleitores possam comparecer as urnas. Buscamos incansavelmente para proporcionar ao eleitor a segurança para que possa exercer seu direito de voto com tranquilidade(…) O voto é um direito fundamental do eleitor, a justiça eleitoral não obriga ninguém a votar, a decisão final cabe ao eleitor, finalizou.
Da Redação O Poder
Foto: Reprodução