Faltando pouco mais de um mês para a posse do prefeito e vice-prefeito de Manaus, eleitos neste domingo, 29, no segundo turno do pleito, a composição do novo secretariado pode ser anunciada nesta segunda-feira, 30, por David Almeida (Avante), segundo apurado pela reportagem.
A tendência é que Almeida mantenha no secretariado municipal nomes que o acompanhou em seu governo interino de 4 meses, em 2017. Um deles, por exemplo, o economista Luiz Gonzaga Ló, que foi secretário-executivo da Receita na Sefaz em seu governo relâmpago, foi anunciado ainda ontem pelo prefeito eleito, que assumirá a Secretaria Municipal de Finanças.
Em entrevista coletiva marcada para a tarde desta segunda, David vai anunciar os nomes de sua comissão de transição e, é esperado que ele adiante também a lista com todo o secretariado.
Um outro nome ventilado para compor o secretariado municipal e que poderá ser confirmado nesta segunda é o do presidente estadual do Pros, Arone Bentes, para a pasta da educação. Arone, inclusive, foi o secretário de Educação do Amazonas na gestão interina de David, em 2017.
Com uma eleição diferente das anteriores, em que os eleitos tinham cerca de dois meses para montar todo o futuro governo, David e Marcos Rotta (DEM) terão pouco menos de 30 dias para preparar a gestão municipal, que assumirão em 1º de janeiro de 2021.
Especulações
Nos bastidores, há ainda a especulação em torno do nome do procurador do Estado, Tadeu de Souza, para um cargo na gestão municipal de David Almeida. Tadeu é amigo pessoal do prefeito eleito e foi o chefe da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), quando David passou pelo governo, há 3 anos.
No entanto, pessoas próximas a Tadeu, conforme apurado pela reportagem, descartam essa possibilidade. O procurador deve compor, apenas, a equipe de transição de governo.
Informações extraoficiais apontam, também, que o vice-prefeito eleito, Marcos Rotta (DEM), deve assumir a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a exemplo do que aconteceu quando assumiu o cargo com o prefeito Arthur Neto (PSDB). No entanto, não foi confirmada pela assessoria de imprensa de David Almeida.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação