No último mês de seu mandato como prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) renovou contrato por 15 anos com as empresas Tumpex Ltda. e Marquisa S/A responsáveis pela coleta e transporte do lixo na capital.
A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, 30, e os serviços foram estendidos até 13 de novembro de 2035. O documento fala em extratos de aditivos anuais no valor de R$ 15,3 milhões para o contrato com a Tumpex e, R$ 11 milhões para Marquise S/A.
Por meio de sua assessoria, Arthur afirmou que a renovação foi realizada para que não houvesse problemas neste setor da cidade num período delicado de transição e que as empresas mostraram serviço de acordo com o esperado e, que, por isso tiveram contrato renovado. Sobre o tempo de contrato, o prefeito alegou que 15 anos é um período protocolar praticado em concessões de serviço.
David não comenta
Sobre o caso, o prefeito eleito David Almeida (Avante) afirmou que nesse momento não comentará o caso específico desse contrato.
Em nota à reportagem, disse “que todos os contratos celebrados pela atual gestão da prefeitura, com fornecedores, serão revisados, sempre no interesse público em primeiro lugar”, alegando que se manifestará somente quando tiver acesso aos primeiros levantamentos financeiros e contábeis da sua comissão de transição.
Sharon Marques, para O Poder
Foto: Semcom