Os integrantes da comissão de transição da Prefeitura de Manaus e do prefeito eleito David Almeida (Avante) devem se reunir nesta quinta-feira 3, para começarem a definir o método de trabalho. Nesta quarta-feira, 2, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto em que cria as respectivas comissões de transição.
O equipe de David será coordenada pelo procurador do Estado, Tadeu de Souza Silva, e a de Arthur Neto (PSDB), o procurador-geral do Município, Rafael Albuquerque Gomes de Oliveira. A previsão é que as equipes de cada gestão tenham reuniões internas ainda hoje.
Demais nomes
Na equipe de David, a equipe conta com 13 nomes. Além do procurador, são citados: Luiz Gonzaga, auditor fiscal de tributos estaduais da Sefaz-AM; Clécio Freire, auditor de controle externo do TCE-AM; Alessandro Moreira, engenheiro químico analista do Tesouro estadual da Sefaz-AM; Célio Bernardo, auditor técnico de controle externo do TCE-AM; Emerson Quaresma, jornalista que foi coordenador da comunicação da campanha de David.
A lista segue com: Sabá Reis, ex-deputado estadual; Luiz Cláudio Cruz, médico cardiovascular; Renato Frota Magalhães, primeiro secretário do diretório estadual do Avante; Ebenezer Albuquerque Bezerra, auditor técnico de controle externo do TCE, advogado e vice-presidente do Avante Amazonas; Dulcinea Ester de Almeida Motta, professora concursada da Seduc; Regina Fernandes, ex-secretária de Estado de Assistência Social; e José Arnaldo Grijó, contador com especialização em auditoria fiscal e tributária.
A equipe de Arthur conta com 8 pessoas. Além do coordenador, ainda estarão presentes: Arnaldo Gomes flores, controlador-geral do Município; Mariza da Rocha Barreto Gentil, secretária municipal de Finanças e Tecnologia da Informação; Lucas Cézar José Figueiredo Bandeira, secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão; Marcelo Magaldi Alves, secretário municipal de Saúde; Luiz Alberto Carijó, secretário extraordinário; Fábio Augusto Alho da Costa, diretor presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos delegados do Município; e Aldemara Kimura de Menezes, subsecretária de assuntos legislativos da Casa Civil.
Arthur se despede
O prefeito esclareceu que a participação dos membros na comissão não será remunerada, e que sendo esse relatório de transição extremamente relevante, sua equipe trabalhará para entregar tudo até o dia da posse do prefeito eleito.
“Estou, abertamente, disposto a fazer uma transição ultrapacífica, ultracorreta e facilitar no que for preciso a transparência com riqueza de dados da nossa gestão, que trabalhou e seguirá trabalhando até 23h59 de 31 de dezembro para melhorar Manaus no que for possível. A cidade está acima de tudo, para mim, por isso, faço e farei o que sempre fiz: trabalhar por Manaus e olhar de uma maneira ampla as questões da cidade”, explicou Arthur.
Ano atípico
Em um ano eleitoral atípico causado pela pandemia do novo coronavírus, a comissão terá um tempo mais curto para os trabalhos. Diferente dos 2 meses protocolares, dessa vez a comissão de David tem até o dia 8 de janeiro (quinto dia útil após a posse) para terminar o documento que tem como objetivo nortear o novo prefeito da cidade de Manaus. Totalizando 23 dias úteis.
Para Tadeu, as informações essenciais de interesse da gestão que deverão ser levantadas com os mínimos detalhes pela comissão de transição são as licitações em andamento; os recebimentos por verba indenizatória; e os estoques, especialmente em relação ao calendário escolar, o do atendimento da saúde pública municipal, ambos de caráter continuado.
Segundo o coordenador, o objetivo dos trabalhos da equipe de David será a elaboração do relatório com toda a parte financeira e contábil da execução de todas as pastas da atual administração.
Outra pasta importante para conferência de estoque é a da Secretaria Municipal de Infraestrutura, uma vez que ela recebeu muitos recursos por meio de empréstimos. “Muitos desses recursos chegaram ao município nos últimos meses deste ano. Com muitas obras em andamento, a conferência dos estoques é essencial para a continuidade e a entrega dos serviços, com qualidade para a população”, disse Tadeu.
Da Redação O Poder
Com informações das assessorias
Foto: Secom