fevereiro 21, 2026 19:49

Com eleição suspensa, Belão e Alessandra voltam a ser opções de Wilson para a disputa na Aleam; Abdala corre por fora

Com a decisão da Justiça estadual e a liminar do desembargador Wellington Araújo favorável a derrubar a eleição que deu o título de presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ao deputado Roberto Cidade (PV), uma candidatura de Belarmino Lins (PP) com Alessandra Campêlo (MDB) em sua chapa e apoio do governo volta a ser uma possibilidade. 

Nos bastidores, corre ainda a informação de que o deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) também se articula para ser uma opção na disputa à presidência da casa legislativa.

O magistrado analisou ação apresentada e suspendeu toda a sessão da casa legisladora da quinta-feira, 3, e com ela a aprovação da PEC que possibilitou mudança na data do pleito e a eleição-relâmpago que aconteceu logo em seguida.

Com a queda do ocorrido, voltam a circular como candidatos os nomes que já se apresentavam para o cargo. Alessandra Campêlo, vista anteriormente como indicada de Wilson Lima, e Belarmino Lins, bem quisto pelos parlamentares e colocado como candidato a presidência na última quinta. Seria então esperada uma chapa com o nomes dos dois deputados e o apoio do governo de Estado.

Movimentação intensa

A princípio, o nome de Roberto Cidade era apontado como candidato de Wilson Lima (PSC) para o cargo de chefe da casa legislativa. Durante a última semana, a mudança de indicação para Alessandra Campêlo trouxe muitos desdobramentos, entre eles a parceria de Cidade com Josué Neto, oposição declarada do governo.

O presidente atual da casa apareceu como vice direto de Roberto Cidade na chapa apresentada para votação na quinta-feira, 3. Vitoriosos em uma sessão extraordinária que contou com aprovação de uma PEC para permitir o adiantamento da votação prevista para o dia 17 e a eleição realizada ainda no mesmo dia, a chapa de Cidade e Josué conseguiu voto de 16 dos 24 parlamentares. 

 

 

 

Sharon Marques, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!