A Venezuela realiza neste domingo,6, eleições para a Assembleia Nacional. O setor atualmente é presidido pelo principal nome da oposição no país, Juan Guaidó, sendo o único não comandado por aliados de Maduro.
Ao todo serão eleitos 277, 110 vagas a mais que o número atual de 167. As vagas foram criadas pelo novo Conselho Eleitoral Nacional para entrar em vigor a partir desse pleito.
Os candidatos à Assembleia Nacional são eleitos por dois sistemas, voto nominal e voto por lista.Dos 277 deputados, 48% serão escolhidos por voto nominal direto, conquistando a vaga por maioria simples. Os outros 52% serão eleitos de acordo com a ordem estabelecida pelos próprios partidos em listas nacionais e regionais.
Por esse sistema, quem alcança primeiro o coeficiente termina eleito. Anteriormente, a proporção era de 70% para voto nominal e 30% por lista.
Entre os mais de 14 mil candidatos estão a primeira-dama, Cilia Flores, e o filho de Maduro com sua primeira mulher, Nicolás Maduro Guerra, que para a campanha adotou o nome Nicolás Ernesto.
Mais de cinco milhões de cidadãos estão aptos a votar, mas o voto não é obrigatório na Venezuela e é esperado que os níveis de abstenção sejam altos devido à pandemia de Covid-19.
Oficialmente, o país registra 103 mil casos da doença e 905 mortes, embora exista a suspeita de que os números reais sejam bem maiores.
Sharon Marques, para O Poder
Com informações do G1
Foto: Reprodução