novembro 24, 2024 00:31

Com homenagem à família de Campbell, Arthur reabre escola que foi hospital de campanha em Manaus

O prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) entregou nesta segunda-feira, 7, o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, na avenida Comendador José Cruz, Lago Azul, Zona Norte de Manaus. O espaço é o mesmo que recebeu no primeiro semestre de 2020 o hospital de campanha de Manaus para combate à primeira onda de casos da Covid-19.

O Cime, que é o quarto de uma sequência de inaugurações feitas na reta final desta gestão municipal, vai atender mais de 1,6 mil alunos entre educação infantil e ensino fundamental. O Centro Integrado recebeu o nome da irmã mais velha do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques. O ministro esteve presente no evento

Escola e hospital

O Cime está pronto desde o primeiro trimestre de 2020, mas, em função da pandemia de Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas. O prédio foi rapidamente adaptado para ser transformado em hospital de campanha, que salvou mais de 600 vidas durante o seu período de funcionamento. Após o encerramento das atividades, a unidade passou por nova adaptação, para voltar às condições anteriores e receber os alunos no próximo ano letivo.

Com uma estrutura padrão e inovadora, pensado para uma educação do século 21, o Cime é a fusão da educação infantil e ensino fundamental em um só local, e dispõe de 576 vagas para alunos da educação infantil e 1.024 para o ensino fundamental. O centro conta com 12 salas de aula em cada prédio, salas de música, leitura, multiuso, informática, vestiários masculino e feminino, brinquedoteca, jardins e espaços compartilhados, como a quadra de esporte coberta e auditório. O prédio do ensino fundamental é de dois andares, mas oferece uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldades de locomoção.

O Cime foi construído por meio do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) e tem como objetivo geral expandir a cobertura e melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental na rede municipal de Manaus, sendo parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Família Marques homenageada

O nome do Cime é uma homenagem a Viviane Estrela Marques Rodella, médica nascida em Manaus em 1961, que dedicou a vida aos estudos e às crianças carentes. Viviane foi professora de língua inglesa, antes de entrar na faculdade de Medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Fez residência em Nefrologia, mas foi na Pediatria que a médica amazonense dedicou a sua vida e trabalhou em vários hospitais em São Paulo e em alguns municípios do Estado.

Viviane dedicou sua profissão às crianças e adolescentes, sobretudo os mais necessitados, onde criou a Organização Não Governamental (ONG) “Mapear: Transformando dor em amor”, que já atendeu mais 500 crianças em estado de extrema pobreza.

A médica amazonense morreu no dia 16 de agosto de 2016 em um acidente de carro, no interior de São Paulo, na rodovia estadual SP-340, quando colidiu com uma carreta e capotou na pista. Viviane era casada com o também médico Mário Rodella Júnior, sendo fruto dessa união três filhos.

As homenagens a família de Mauro Campbell não ficaram apenas em Viviane. Logo após a inauguração da escola, o ministro acompanhou o prefeito até a Rua do Comércio 2 no bairro Parque 10, foi rebatizada com o nome de sua mãe, Vivi Marques. A localização da rua foi escolhida para cruzar com outra que já recebe o nome do pai de Mauro, Maneca Marques.

Em discurso, o ministro enfatizou o fato de que seu pais moraram toda sua vida neste bairro e construíram sua história cuidando daquela região.

Agenda apertada

Há 24 dias do fim de seu mandato na prefeitura de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) está em uma longa agenda de entrega de obras. A inauguração desta segunda-feira é apenas mais uma nos planos da prefeitura para os últimos dias, que ainda incluem dois terminais de integração do transporte público (o T1 na Constantino Nery e o T6 que funcionará no Lago Azul, zona Norte da capital), uma nova escola integral no bairro Novo Aleixo e mais uma creche no Tarumã.

Arthur também tem dedicados seus dias a visitar e mostrar cada uma das obras em andamento na cidade, assim como prestar relatório do que fez durante seus oito anos de gestão cobrindo cada setor com resumo e números.

 

 

 

Da Redação O Poder

Com informações da assessoria

Foto: Alex Pazuello / Semcom

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!