janeiro 19, 2025 12:54

Lava Jato mira ex-secretário de Transportes do Rio Júlio Lopes

Nesta segunda-feira, 7, Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão contra Júlio Lopes, ex-deputado federal e ex-secretário de Transportes do Rio de Janeiro, em mais uma etapa da Lava Jato.

Agentes da Delegacia contra a Corrupção e Crimes Financeiros cumprem quatro mandados de busca e apreensão na operação batizada de Fim do Túnel.

As investigações fazem parte de desdobramentos das Operações Tollypeutes, Fatura Exposta e Ponto Final, e têm como objetivo apurar o esquema de pagamento de propina ao governo do Estado do RJ pela empresa responsável pela execução das obras da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro e também por empresários do ramo rodoviário e setor da Saúde.

Lopes já foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR), que aponta elementos de repasses robustos para eles, em decorrência do cargo que ocupava como secretário de Transporte do estado, entre os anos de 2010 e 2014, quanto do mandato eletivo, quando foi deputado federal entre 2016 e 2017.

Os materiais apreendidos na residência e no escritório de advocacia ligado a ele serão analisados e, se confirmadas as suspeitas, os investigados podem responder pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A defesa de Lopes se manifestou por meio de nota negando qualquer crime ligando a sua gestão na Secretaria de Transportes.

“A esdrúxula medida, que versa sobre fatos requentados, sequer poderia ter sido decretada pelo juízo da Sétima Vara Federal do Rio de Janeiro, por ofender a competência da Justiça Eleitoral, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal”, informa a defesa do ex-secretário.

 

 

 

Conteúdo: G1

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!