O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou nesta terça-feira,8, que o Brasil trabalhará com a meta de atingir a neutralidade de emissões de gases causadores do efeito estufa até 2060.
A declaração foi feita a jornalistas no Palácio do Planalto ao lado dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Teresa Cristina (Agricultura) e Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações).
De acordo com Salles, a aprovação da NDC (contribuição nacionalmente determinada) brasileira é “uma demonstração de compromisso com a questão climática com o planeta”.
Além de apresentar a meta, o ministro do Meio Ambiente disse que o prazo de 40 anos pode ser reduzido caso países desenvolvidos destinem US$ 10 bilhões por ano aos cofres brasileiros a partir de 2021.
“Em havendo o recebimento deste fluxo de recursos financeiros para estas destinações, nós consideraremos hipótese de tornar o nosso compromisso de neutralidade hoje assumido para 2060 em prazo anterior”, declarou sem apresentar o quanto o prazo pode ser diminuído.
Conteúdo e foto: Poder360