O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enfim reconheceu a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, mais de um mês após o democrata ser declarado vencedor pelas projeções da imprensa local e no dia seguinte à confirmação do resultado pelo Colégio Eleitoral norte-americano.
– Saudações ao Presidente @JoeBiden , com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos".
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 15, 2020
Bolsonaro já havia dito que pediu ao ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, que envie uma manifestação oficial do governo brasileiro reconhecendo a vitória de Biden.
O comunicado oficial já consta no site do Itamaraty e é bastante semelhante aos tuítes publicados por Bolsonaro. Nele, o governo brasileiro se diz pronto para trabalhar com Biden e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA “na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo”.
Nota
Cumprimentos do Presidente Jair Bolsonaro ao Presidente-Eleito dos EUA Joe Biden
O Presidente Jair Bolsonaro transmite a seguinte mensagem ao Presidente-Eleito Joe Biden após o anúncio dos resultados da votação no Colégio Eleitoral dos EUA:
– Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos”.
– Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.
Conteúdo e foto: UOL