O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, teve um exame de coronavírus negativo nesta quinta-feira, mas permanecerá isolado, informou seu gabinete, um dia depois de ele se encontrar com o presidente francês, Emmanuel Macron, que está infectado.
“Sinto-me bem e sem sintomas”, tuitou Costa, de 59 anos, pouco depois de cancelar todas as atividades públicas presenciais, incluindo uma viagem oficial a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau entre 18 e 20 de dezembro.
O gabinete do premiê disse que ele trabalhará remotamente e esperará a autoridade de saúde decidir quanto tempo precisará ficar em casa.
Macron e Costa tiveram um almoço de trabalho no Palácio do Eliseu na quarta-feira para debater as prioridades da presidência portuguesa do Conselho Europeu, que começa no mês que vem.
Mais cedo nesta quinta-feira, o gabinete de Macron disse que ele foi diagnosticado com coronavírus, o que desencadeou uma manobra de rastreamento pela Europa devido aos encontros do líder da França e de chefes de governo da União Europeia em dias recentes, entre eles o premiê espanhol, Pedro Sánchez, que teve um resultado negativo em teste de Covid.
Imagens da Reuters mostraram Macron recebendo Costa calorosamente no palácio. Ombro a ombro, ambos usavam máscaras diante da entrada do edifício.
Conteúdo e foto: Reuters