novembro 22, 2024 06:45

Rodrigo Maia vê ‘excessos’ do MP na Lava Jato e critica fiscalização ‘frágil’

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou o que chamou de “excessos” por parte de alguns procuradores Ministério Público no âmbito da Operação Lava Jato, que, segundo ele, cumpriu um papel positivo no Brasil. O deputado também avaliou como “frágil” o sistema de fiscalização do MP contra seus servidores.

“Acho que a Lava Jato cumpriu um papel histórico positivo, mas, em determinado momento, a ânsia por poder de procuradores e de alguns juízes. Acho que [procuradores e juízes] acabaram gerando um excesso para [sua] perpetuação no poder no cenário nacional brasileiro”, disse Maia em entrevista ao jornal Metrópoles.

O deputado reconheceu que a corrupção no Brasil estava “muito fora de controle” antes da Lava Jato, mas lamentou que procuradores e juízes tenham, na sua avaliação, cometido excessos. Além disso, segundo Maia, a PGR (Procuradoria-Geral da República) e o CNMP (Conselho Nacional do MP) são o sistema de “autocontrole” mais frágil entre as instituições do Judiciário.

Maia ainda avaliou ser possível que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sofra um processo de impeachment caso a vacinação contra a covid-19 demore a começar. O presidente da Câmara negou, porém, que vá encaminhar a abertura do processo, uma vez que sua gestão está próxima do fim.

“A questão da vacina está começando a transbordar [na Câmara] uma pressão que a sociedade poucas vezes fez nos últimos anos”, disse o deputado. “Talvez ele [Bolsonaro] sofra um processo de impeachment muito duro se não se organizar rapidamente. Porque o processo de impeachment, você sabe, é o resultado da pressão da sociedade.”.

 

 

Conteúdo: UOL 

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

 

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!