dezembro 27, 2024 05:20

Segundo ano da pandemia COVID-19 pode ser mais difícil, diz Ryan da OMS

GENEBRA (Reuters) – O segundo ano da pandemia COVID-19 pode ser mais difícil do que o primeiro, dada a forma como o novo coronavírus está se espalhando, especialmente no hemisfério norte à medida que mais variantes infecciosas circulam, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira, 13.

“Estamos entrando em um segundo ano disso, pode até ser mais difícil, dada a dinâmica de transmissão e algumas das questões que estamos vendo”, disse Mike Ryan, o principal funcionário de emergências da OMS, durante um evento nas redes sociais.

O número mundial de mortos se aproxima de 2 milhões de pessoas desde o início da pandemia, com 91,5 milhões de pessoas infectadas.

A OMS, em sua última atualização epidemiológica emitida da noite para o dia, disse que após duas semanas de menos casos sendo relatados, cerca de cinco milhões de novos casos foram relatados na semana passada, o resultado provável de uma decepção das defesas durante a temporada de férias em que as pessoas – e o vírus – se uniram.

“Certamente no hemisfério norte, particularmente na Europa e na América do Norte, vimos esse tipo de tempestade perfeita da estação – frieza, pessoas entrando, aumento da mistura social e uma combinação de fatores que impulsionaram o aumento da transmissão em muitos, muitos países”, disse Ryan.

Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS para o COVID-19, alertou: “Depois das férias, em alguns países a situação vai piorar muito antes de melhorar”.

Em meio aos crescentes temores da variante coronavírus mais contagiosa detectada pela primeira vez na Grã-Bretanha, mas agora entrincheirada em todo o mundo, governos de toda a Europa anunciaram na quarta-feira restrições mais rigorosas e mais longas do coronavírus.

Isso inclui requisitos de home-office e fechamento de lojas na Suíça, um estado de emergência italiano estendido COVID-19, e esforços alemães para reduzir ainda mais os contatos entre as pessoas culpadas pelos esforços fracassados, até agora, para manter o coronavírus sob controle.

“Eu me preocupo que permaneceremos neste padrão de pico e cocho e pico e cocho, e podemos fazer melhor”, disse Van Kerkhove.

Ela pediu a manutenção do distanciamento físico, acrescentando: “Quanto mais, melhor… mas certifique-se de manter essa distância de pessoas fora de sua casa imediata.

 

 

Conteúdo: Reuters 

Foto: Getty Images

 

Últimas Notícias

Wilson Lima lança edital de R$ 10 milhões para o setor primário e destina fomento para produtores em Manacapuru

O governador Wilson Lima (União Brasil) lançou, nesta quinta-feira, 26, um edital no valor de R$ 10 milhões, voltado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!