Em um novo pronunciamento na manhã desta quarta-feira, 13, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou atrás e anunciou que a capital amazonense será prioridade na vacinação contra o novo coronavírus, além de apresentar algumas ações de enfretamento para Manaus.
“Manaus é a prioridade nacional neste momento, vocês estão ouvindo do ministro da Saúde: neste momento, é a prioridade nacional. E eu ressalto, não tem como resolver essa situação se nós não transformarmos o atendimento precoce em prioridade”, reforçou Pazuello à imprensa.
O ministro firma que Manaus será a primeira cidade do país a receber a imunização, no entanto não citou a data de início para a campanha, dizendo que será ainda neste mês. “Ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, reforça.
Em relação aos outros Estados, Pazuello ainda diz que todos vão receber a imunização simultaneamente, sem destacar o Amazonas como prioridade.
Sem informar a data, Pazuello ainda diz que após o pronunciamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevista para 17 desse mês sobre a liberação do uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZenec no país, em três a quatro dias a distribuição das doses serão feitas para os Estados e seus respectivos municípios.
Veja o vídeo:
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Reprodução