dezembro 29, 2025 15:46

COVID: Wilson determina toque de recolher e anuncia transferência de doentes para outros Estados

Após relatos de mortes por falta de cilindros com oxigênio para pacientes em tratamento de Covid-19 na rede de saúde pública do Amazonas nas últimas horas, o governador do Estado, Wilson Lima, PSC, anunciou um novo decreto com medidas mais rígidas como a proibição de circulação de pessoas das 19h até às 6h do dia seguinte.

O governador também anunciou, por meio das redes sociais do governo do Estado no fim da manhã desta quinta-feira, 14, que grupos de pacientes com o vírus serão transferidos para hospitais de outros Estados para continuar o tratamento.

“Nós estamos baixando um decreto suspendendo o transporte coletivo de passageiros entre as rodovias e os rios, exceto o transporte de carga. Estamos também decretando o fechamento de todas as atividades e a circulação de pessoas entre 19h e 6h da manhã, exceto atividades e transportes de produtos essenciais a vida. E aí teremos o funcionamento de farmácias, mas para a entrega de delivery, a circulação de pessoas que trabalham em áreas estratégicas e essenciais como saúde e segurança pública, imprensa”, disse.

O governador anunciou, também, a criação de um grupo de apoio para transferir pacientes serão para tratamento em unidades de saúde de outros Estado.

“Nós estamos montando também um grupo de apoio a esses pacientes e a esses familiares que irão se deslocar para os outros Estados que receberão esses nossos pacientes. Esse primeiro grupo irá para o Estado de Goiás como bem falou o coronel Franco, do Ministério da Saúde, e outros grupos irão para os Estados do Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. E aqui eu quero agradecer a esses governadores que num gesto humanitário estão estendendo a mão para que os nossos irmãos possam ser acolhidos nessas regiões e tenham o apoio necessário”, disse.

Lima também afirmou que acionou a Justiça para garantir que a empresa que fornece o oxigênio abasteça a rede hospitalar. “O Estado do Amazonas está tomando algumas providências relacionadas ao oxigênio. Nós já entramos com uma ação na Justiça contra a empresa para garantir que ela abasteça em quantidade suficiente a rede hospitalar para atender esses nossos irmãos acometidos da Covid-19”, disse.

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!