Com a justificativa de aumento dos casos da Covid-19 e uma possibilidade de retorno às aulas presenciais ainda no início do ano, o deputado federal pelo PT, José Ricardo, solicitou ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta segunda-feira, 18, que os profissionais da educação sejam incluídos entre os grupos prioritários do programa de vacinação do governo.
O deputado afirma que o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), de forma precipitada e nada segura, retornou com as aulas presenciais no segundo semestre de 2020, decisão que contribuiu para contaminação de vários professores pela Covid-19, inclusive muitos chegaram a óbito, devido complicações da doença. Por esse motivo, defende Zé Ricardo, os professores devem ser colocados como prioridade, logo na fase inicial do programa de imunização contra a Covid-19.
Além disso, ele destaca que a crise causada pela pandemia afetou diretamente a Educação no país, situação que vem ampliando a desigualdade escolar.
“Cerca de 50 milhões de estudantes brasileiros da educação básica, dos quais 40 milhões estão na rede pública, de um dia para outro tiveram as aulas presenciais substituídas por atividades remotas, com uso da tecnologia ou não. Essa situação piorou a desigualdade existente entre as escolas públicas e privadas de todo o país. Por isso, não basta que as escolas sigam os protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sem a vacina, a volta às aulas nas esferas estadual e municipal representa um grave risco à saúde e à vida dos profissionais de educação e, consequentemente, dos discentes também”, disse o parlamentar.
Da Redação O Poder
Com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação