abril 27, 2025 13:21

COARI: Pacientes de Covid morrem e prefeitura repudia SES: ‘irresponsável’

Após sete pessoas morrerem por falta de oxigênio na manhã desta terça-feira, 19, no Hospital Regional de Coari, a prefeitura da cidade emitiu nota de repúdio com a forma “irresponsável” que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está tratando a saúde no interior do Estado.

“A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público manifestar o seu completo desagrado e repúdio com a forma irresponsável que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SES-AM está lidando com a saúde do interior, prejudicando todo o planejamento realizado pelo Município de Coari para o enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Conforme a prefeitura, desde a semana passada cilindros de oxigênio estão retidos pela Secretaria de Saúde. “Em torno de 200 cilindros do Hospital Regional de Coari estão retidos pelo patrimônio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. A maioria aguardando abastecimento, enquanto a outra parte foi distribuída para as Unidades Básicas de Saúde da capital”, afirma.

A prefeitura informa, ainda, que na segunda-feira, 18, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional estiveram em contato com a SES-AM, que informou e confirmou o envio de 40 cilindros de oxigênio para Coari, mas o insumo não chegou a tempo no município.

“O insumo estava previsto para chegar por volta das 18h no aeroporto da cidade, porém, o voo passou direto para o município de Tefé, ficando impossibilitado de retornar para Coari, uma vez que, no momento, o município não opera voos noturnos”.

A gestão municipal alega que os cilindros chegaram apenas às 7h da manhã desta terça-feira. “Os cilindros só chegaram às 7h desta terça-feira, infelizmente, o Hospital Regional de Coari só tinha até 6h de oxigênio. A prefeitura se solidariza com as famílias enlutadas e informa que irá prestar todo o apoio necessário aqueles que perderam seus entes queridos nesta madrugada”, encerra.

SES lamenta

Por meio de nota enviada ao O Poder, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lamentou o ocorrido no município de Coari, mas informou que o município é independente.

“A SES-AM informa que, por opção do município, o sistema de saúde na cidade é independente, sendo a gestão plena da Prefeitura Municipal. Ainda assim, o governo do Estado nunca se furtou de auxiliar a administração local, entre outras coisas, com o fornecimento de oxigênio”, inicia.

A pasta justificou que na segunda-feira, 18, por um atraso por parte da empresa White Martins em liberar os cilindros que seriam enviados de Manaus para Coari, não foi possível levar o oxigênio em voo direto, considerando que o aeroporto da cidade não opera à noite.
“Para garantir que a cidade não ficasse desabastecida, por articulação da secretaria de Estado de Saúde, os 40 cilindros foram enviados em voo para Tefé, para que de lá a carga fosse transportada de lancha para Coari”, informa.
Na nota, a pasta também justifica que “a transferência dos cilindros de lancha para Coari foi alinhada com a cooperação da prefeitura de Tefé e, de acordo com a Secretaria Executiva Adjunta do Interior, da SES-AM (SEAI-SES/AM), houve um novo atraso na saída da lancha para Coari, o que contribuiu também para que a chegada do material não ocorresse no tempo necessário”.
A secretaria também enfatizou recursos federais e estaduais para o município. “A SES-AM reforça que entre repasses federais e estaduais para investimento em saúde em 2020, Coari recebeu R$ 17,8 milhões. Somente do Governo do Estado, por meio do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), foram R$ 2,3 milhões”.
“A SEAI-SES/AM destaca que nesse cenário de pandemia é fundamental a colaboração de todos os atores do Estado, inclusive dos gestores municipais. O Estado do Amazonas segue empregando todos os esforços para equacionar a dificuldade de logística e de abastecimento de oxigênio da empresa White Martins. Ao mesmo tempo em que está unindo esforços para transportar cilindros de oxigênio para todo estado. As entregas e envios seguem ocorrendo diariamente para os municípios do interior, seja por envio terrestre, aéreo ou em retirada pelos municípios na sede do patrimônio da SES, localizada na Central de Medicamentos”, finalizou.

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governador Wilson Lima mostra força política em agenda que reuniu multidão em Manacapuru

O governador Wilson Lima deu uma demonstração da sua força política ao reunir, na manhã deste sábado (26/04), uma...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!