Após sete pessoas morrerem por falta de oxigênio na manhã desta terça-feira, 19, no Hospital Regional de Coari, a prefeitura da cidade emitiu nota de repúdio com a forma “irresponsável” que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) está tratando a saúde no interior do Estado.
“A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público manifestar o seu completo desagrado e repúdio com a forma irresponsável que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SES-AM está lidando com a saúde do interior, prejudicando todo o planejamento realizado pelo Município de Coari para o enfrentamento da pandemia da Covid-19”.
Conforme a prefeitura, desde a semana passada cilindros de oxigênio estão retidos pela Secretaria de Saúde. “Em torno de 200 cilindros do Hospital Regional de Coari estão retidos pelo patrimônio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. A maioria aguardando abastecimento, enquanto a outra parte foi distribuída para as Unidades Básicas de Saúde da capital”, afirma.
A prefeitura informa, ainda, que na segunda-feira, 18, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional estiveram em contato com a SES-AM, que informou e confirmou o envio de 40 cilindros de oxigênio para Coari, mas o insumo não chegou a tempo no município.
“O insumo estava previsto para chegar por volta das 18h no aeroporto da cidade, porém, o voo passou direto para o município de Tefé, ficando impossibilitado de retornar para Coari, uma vez que, no momento, o município não opera voos noturnos”.
A gestão municipal alega que os cilindros chegaram apenas às 7h da manhã desta terça-feira. “Os cilindros só chegaram às 7h desta terça-feira, infelizmente, o Hospital Regional de Coari só tinha até 6h de oxigênio. A prefeitura se solidariza com as famílias enlutadas e informa que irá prestar todo o apoio necessário aqueles que perderam seus entes queridos nesta madrugada”, encerra.
SES lamenta
Por meio de nota enviada ao O Poder, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lamentou o ocorrido no município de Coari, mas informou que o município é independente.
“A SES-AM informa que, por opção do município, o sistema de saúde na cidade é independente, sendo a gestão plena da Prefeitura Municipal. Ainda assim, o governo do Estado nunca se furtou de auxiliar a administração local, entre outras coisas, com o fornecimento de oxigênio”, inicia.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação