fevereiro 22, 2026 18:23

MPF investiga ameaças a médicos para receitar ‘tratamento precoce’ contra Covid em UBS

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um Inquérito Civil (IC) para investigar a suspeita de ameaças contra profissionais de saúde médicos para receitar o “tratamento precoce” da Covid-19, em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A informação consta no Diário Eletrônico do órgão ministerial.

De acordo com o MPF, o inquérito foi instaurado a partir da Notícia de Fato n° 1.13.000.000061/2021-04, no qual informou a suspeita de que médicos atuantes em UBS em Manaus teriam sido coagidos a receitar “tratamento precoce” para Covid-19 sem a comprovação científica em desfavor da liberdade de atuação dos profissionais na melhor determinação da prescrição médica.

O MPF também considerou os indícios de deficiência no planejamento e na adoção de medidas emergenciais, por agentes públicos, para lidar com a crise de desabastecimento de oxigênio, em especial o fato de que somente em 14 de junho de 2021 se noticiou a mobilização de aeronaves devidamente equipadas para transporte emergencial de oxigênio e transferência de pacientes.

“Considerando que a grave crise de desabastecimento de oxigênio iniciou-se anteriormente a 11 de janeiro de 2021, dia em que comitiva do Ministério da Saúde encontrava-se em Manaus e no qual agentes públicos do órgão visitariam Unidades Básicas de Saúde com o escopo de disseminar o “tratamento precoce”, revelando possível enfoque em terapêutica cuja eficácia não estaria comprovada em detrimento da concentração dos esforços no emergencial restabelecimento do suprimento de oxigênio.

Com base nessas informações, o MPF resolveu apurar a possível improbidade administrativa na atuação de agentes públicos diante da crise sanitária no estado do Amazonas, além de possíveis falhas de planejamento para apoio logístico e opção por indicação de ‘tratamento precoce’ com eficácia questionada no mês de janeiro de 2021.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!