Na sessão extraordinária realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira, 19, o deputado estadual Saullo Vianna (PTB) apresentou requerimento solicitando que o governo do Amazonas destine recursos para a atenção básica de saúde dos municípios e que a verba seja usada na contratação de médicos e profissionais de saúde e aquisição de medicamentos.
“Uma atenção básica eficiente no interior vai fazer com que as pessoas sejam diagnosticadas precocemente e seja iniciado rapidamente o tratamento. Reduzindo assim a quantidade de casos que evoluem e diminui as internações. Os hospitais do interior não comportam uma explosão de casos como aconteceu em Manaus”, explicou Saullo.
“Existe uma preocupação muito grande entre os prefeitos para que a crise que aconteceu em Manaus, não se repita no interior, até porque os municípios não vão comportar. Minha proposta foi para dar este socorro. O objetivo é reforçar a atenção básica no interior”, completou o parlamentar.
Vacinação no interior
Ainda nesta terça, começou a distribuição das doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 no interior do Estado. Nessa primeira etapa, a vacina vai beneficiar o grupo prioritário que abrange trabalhadores da saúde, idosos de 80 anos ou mais, idosos de 75 a 79 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e população indígena.
O governo federal enviou 256 mil doses para o Amazonas da vacina do Instituto Butantan ontem, 18 e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) foi a responsável pela montagem dos kits que foram enviados hoje para cada município. As vacinas estavam em um contêiner a 4.0°C, e os trabalhos de logística de distribuição começaram ainda na segunda-feira.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também anunciou o envio de 50 mil doses da vacina contra a Covid-19 para o Amazonas.
Da Redação O Poder
Com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação