fevereiro 20, 2026 23:01

Polêmica sobre ‘vacinação’ em Manaus divide vereadores; presidente da CMM silencia

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), optou por manter o silêncio em relação à polêmica envolvendo o plano de vacinação da Prefeitura de Manaus, que veio à tona envolvendo o nome de duas médicas da família Lins. Diante disso, o presidente do Tribunal de Contas (TCE), conselheiro Mario de Mello determinou que a prefeitura apresente a lista do vacinados em 24 horas.

Por outro lado, o prefeito David Almeida (Avante) resolveu determinar uma portaria proibindo os servidores de postarem fotos sendo vacinados.

A medida do prefeito foi questionada pelo vereador Amon (Podemos). “Questionável, me parece, a atitude tomada pelo prefeito de proibir fotografia, quando deveria pedir que tudo fosse feito com a maior transparência”, disse o vereador no Twitter.

Anteriormente, o vereador já havia informado que teria enviado um ofício para o prefeito pedindo esclarecimentos sobre o Plano Municipal de Vacinação e sobre a denúncia de “fura-fila” na distribuição da vacina.

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) disse que a questão deve ser averiguada, e caso seja comprovada alguma irregularidade, o responsável deverá ser punido.

Procurada pelo Portal O Poder, a vereadora Jacqueline (Podemos), a mais votada entre as mulheres candidatas do pleito, preferiu não emitir opinião sobre o fato.

O vereador Bessa (Solidariedade), disse que a informação que recebeu é que o prefeito está vacinando todos os profissionais, no caso, os trabalhadores da Unidades Básicas de Saúde (UBS). O parlamentar completou dizendo que algumas questões geram polêmica, no caso da vacinação de pessoas ligadas a família Lins.

“O prefeito está vacinando todos os profissionais da saúde do município. Então, não vejo irregularidade nenhuma em relação a essa vacinação. Até fiz uma indicação para a Prefeitura que desse prioridade, também, aos idosos que estão nos abrigos”, ressaltou o vereador.

Questionado pela reportagem, o vereador Raulzinho (PSDB), disse que iria comentar por meio de ações e enviou um vídeo pintando a igreja católica São Sebastião, no último domingo, 17, em um contexto completamente fora da situação enfrentada pela pandemia da Covid-19 e a polêmica relacionada a vacinação em Manaus.

Sem resposta

Procurados pelo O Poder, os vereadores Joelson Silva (Patriota), Diego Afonso (PSL), Marcelo Alexandre (Podemos), Marcelo Serafim (PSB) e Glória Carratte (PL) não comentaram sobre a polêmica.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: CMM

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!