A Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), em carta aberta publicada nas redes sociais, nesta quinta-feira, 21, considerou inapropriada a nomeação de ex-vereadores na pasta da Fundação Municipal de Turismo e Eventos (ManausCult). O documento foi uma reação em relação às nomeações dos ex-vereadores Elias Emanuel (PSDB), Reizo Castelo Branco (PTB), André Luiz (PL) e Carlos Porta (PSB).
De acordo com a federação, por meio de um amplo debate entre artistas, técnicos, colaboradores e órgãos de representação na cidade, se julgou inapropriado as nomeações dos ex-vereadores que não se elegeram em 2020 para cargos na pasta.
“Os últimos 18 anos de construção de políticas públicas para a cultura do país, do Estado e Município, nos garantem uma compreensão política, técnica, econômica, social e administrativa do que é o fazer cultural e suas responsabilidades”, disse a Fetam.
Conforme a entidade, a partir dessas construções, que abrangem o diálogo, competência, técnica e mecanismos do fomento, gestão e formação, é exigido por toda a classe artística, a revogação de toda a lista de nomeações para a ManausCult.
“As nomeações não representam a classe artística nem deixou transparente os seus critérios de nomeação”, disse a presidente da Federação, Francis Madson.
A dirigente ressaltou, ainda, que a classe artística exige do prefeito David Almeida (Avante) um amplo debate, respeitando as regras de distanciamento social, com todos os representantes de todas as classes artísticas da cidade, a respeito da transparência na escolha de profissionais da gestão cultural.
“Os direitos adquiridos nos últimos anos não podem ser administrados por pessoas sem conexão com os afazeres artísticos de Manaus”, disse a presidente da federação.
Confira o documento na íntegra:
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação