Com o prazo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) correndo, em que determina 24 horas para que Estado e Prefeitura de Manaus envie lista nominando os profissionais de saúde que serão beneficiários da vacina Coronavac contra a Covid, tanto a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) quanto a do Estado (SES) ainda não finalizaram o documento.
Procurada pela reportagem do Portal O Poder, a Semsa informou que aguardava, até às 13h desta quinta-feira, 21, uma lista nominal de vacinação da pasta estadual de Saúde para poder dar continuidade à imunização contra a Covid-19. Por outro lado, a SES informou que acionou o seu corpo jurídico para responder aos questionamentos do TCE-AM.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que o setor jurídico da pasta trabalha na resposta e que o prazo estabelecido pelo órgão de controle ainda não expirou. “A resposta será enviada hoje”, ressaltou a SES.
Já a secretária de Saúde do Município, Shádia Fraxe, disse que houve uma reunião virtual nessa quarta-feira, 20, onde foi discutido e decidido pela suspensão da vacinação até às 13h desta quinta-feira, 21, quando uma nova redistribuição será enviada pela Secretaria Estadual de Saúde.
“Na primeira distribuição, conseguimos perceber que não contemplaria os principais profissionais que estão na linha de frente, levando em consideração que nessa fase contemplaria, também, alguns setores do hospital, como: recepcionista, alguém da parte administrativa, e isso, causou uma sério de problemas nos fez repensar em uma nova redistribuição”, explicou a secretária.
Shádia Fraxe ressaltou que a SES tem até às 13h para entregar uma lista de vacinação nominal.
Confira a entrevista de secretária na íntegra:
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação