O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que, se as 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca compradas da Índia chegarem hoje,22, à noite, a distribuição para os estados começaria já amanhã,23.
O governante também voltou a mentir a respeito da suposta falta de comprovação científica da eficácia de imunizantes contra a covid-19 aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial.
A previsão do Ministério da Saúde quanto ao recebimento das doses da AstraZeneca é 18h desta sexta-feira,22.
O lote chegará pelo aeroporto internacional de Guarulhos (SP).
Na manhã de hoje, ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro declarou que, após a autorização da Anvisa, no domingo passado, não cabe e ele “discutir” o tema das vacinas, e sim assegurar que elas cheguem a estados e municípios.
Nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro disse a jornalistas que, caso cheguem ao Brasil até o fim do dia, vacinas enviadas da Índia serão distribuídas aos estados neste sábado (23). Ele também voltou a afirmar que não vai tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória no país pic.twitter.com/8j26PTeM0p
— CNN Brasil (@CNNBrasil) January 22, 2021
Duas vacinas já foram aprovadas pelo órgão que é a autoridade máxima em vigilância sanitária no país: a da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, e a CoronaVac, produzida pela parceria entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan (SP).
Eficácia da vacina
Bolsonaro manifestou incômodo ao ser perguntado sobre a quantidade de brasileiros que querem a vacinação.
Ele interrompeu a pergunta e mentiu sobre a falta de eficácia das vacinas, que já foram atestadas pela Anvisa e por várias agências reguladoras internacionais.
“O que eu tenho observado é que ainda tem muita gente que tem preocupação com a vacina. E deixo bem claro: ela é emergencial. Eu não posso obrigar ninguém a tomar vacina, como um governador há um tempo atrás falou que ia obrigar. Eu não sou inconsequente a esse ponto”, disse Bolsonaro.
Pelo Twitter, o presidente fez um agradecimento hoje ao primeiro ministro da Índia, Narenda Modri, com saudação que seria equivalente ao “namastê”, de forma geral, significa “obrigado”.
– Namaskar, Primeiro Ministro @narendramodi
– O Brasil sente-se honrado em ter um grande parceiro para superar um obstáculo global. Obrigado por nos auxiliar com as exportações de vacinas da Índia para o Brasil.
– Dhanyavaad! धनयवाद pic.twitter.com/OalUTnB5p8
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 22, 2021
Conteúdo: Estadão/ CNN Brasil
Foto: Reprodução