O vereador de Manaus pelo PSC, Rodrigo Guedes, cobrou do governador do Amazonas, Wilson Lima, também do PSC, pagamento imediato de três parcelas de auxílio emergencial para famílias em situação de extrema pobreza. O auxílio, no valor de 200 reais, seria para amenizar as dificuldades de famílias devido a pandemia da Covid-19, quando muitas pessoas perderam empregos ou tiveram as rendas reduzidas.
Neste domingo, 24, o vereador encaminhou o ofício 018/21 ao governo do Estado solicitando a implementação do Cartão Social, que destina o valor de R$ 200 para a compra de alimentos e itens de higiene.
Guedes pede que para o pagamento do auxílio do governo do Estado sejam utilizados os mesmos critérios de cadastro do auxílio emergencial do Governo Federal.
Este benefício estadual, que estava previsto para ocorrer nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, foi aprovado em 2020 pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e tem o objetivo de amenizar as dificuldades financeiras enfrentadas pela população do Estado, devido à pandemia do coronavírus.
No entanto, ainda não houve manifestações públicas das autoridades estaduais com relação à confirmação do pagamento do programa de transferência de renda do Governo.
O vereador alega, ainda, que o pagamento do auxílio se faz necessário por conta do Decreto Governamental 43.303/21, que endurece ainda mais as medidas de prevenção contra a Covid-19 no Amazonas, e o fato de que estão sendo continuamente prorrogadas.
Com as novas medidas, muitas pessoas estão impossibilitadas de trabalhar e, consequentemente, sem condições financeiras para custear os itens básicos de sobrevivência.
“É necessário que o Governo do Estado entregue o valor deste auxílio às famílias para que os impactos econômicos da pandemia sobre a população mais carentes sejam amenizados”, disse.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação