fevereiro 22, 2026 01:06

Justiça Federal suspende distribuição da ‘AstraZeneca’ até Prefeitura de Manaus se adequar à ‘transparência’

Após decisão da juíza da 1ª Vara da Justiça Federal no Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe, que determinou, entre outras coisas, que o governo do Amazonas suspenda a entrega de 132.500 doses da vacina AstraZeneca aos municípios do Amazonas até que a Prefeitura de Manaus informe a programação de vacinação, critérios e divulgação diária de vacinados, o Município informou que está adotando as providências necessárias para a liberação do quantitativo destinado à vacinação de idosos na cidade de Manaus.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a vacinação dos residentes da Fundação Dr. Thomas, iniciada nesta terça-feira, 26, ocorreu com doses da CoronaVac.

O governo do Amazonas recebeu nesta terça, 26, o mandado de intimação para ciência e cumprimento da decisão.

A decisão atende a uma Ação Civil Pública dos Ministérios Públicos do Estado (MPE), Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE), contra o Município de Manaus.

De acordo com o mandado da Justiça Federal, a distribuição das vacinas só poderá ser feita após o requerido, no caso a Prefeitura de Manaus, cumprir as determinações impostas, especialmente de total transparência no que se refere à programação e critérios para vacinação, devendo ainda ser divulgada diariamente a lista de vacinados, com a respectiva análise pelos órgãos autores e, em seguida, deliberação do juízo.

AstraZeneca

O governo do Amazonas recebeu, do governo federal, na madrugada do último domingo, 24, o total de 132.500 doses da vacina AstraZeneca.

Por recomendação do Ministério da Saúde, as doses de AstraZeneca irão atender 35% de trabalhadores de saúde; 100% de idosos acima de 75 anos e 37% de idosos entre 70 e 74 anos. A Nota Informativa nº 02/2021 da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que orienta a distribuição das vacinas aos municípios, foi apresentada e aprovada em reunião, na noite de domingo com representantes dos órgãos de controle do Estado do Amazonas.

Os idosos entre 70 e 74 anos que receberão as vacinas são os considerados pacientes com maior risco de agravamento e óbito (acamados, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pacientes com insuficiência renal crônica, pacientes com diabetes insulina dependentes, obesidade com IMC acima de 40, e pacientes transplantados e imunossuprimidos).

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação/Secom

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!