outubro 10, 2024 02:40

Estudo encontra nova linhagem do novo coronavírus no Rio Grande do Sul

Um estudo detectou que duas pessoas foram infectadas simultaneamente por linhagens diferentes do novo coronavírus, no Rio Grande do Sul. A pesquisa também identificou uma nova linhagem do vírus.

Os cientistas são do Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale, em Novo Hamburo, e do Laboratório Nacional de Computação Científica, no Rio de Janeiro.

“A preocupação é porque a mistura de genomas de diferentes vírus coinfectando o mesmo indivíduo, a chamada recombinação, é um dos fenômenos que está na base da evolução de coronavírus. Mas, apesar da coinfecção, os dois pacientes tiveram um quadro de covid-19 de leve a moderado e se recuperaram sem a necessidade de hospitalização”, explicam os pesquisadores por meio de nota.

Além dos dois casos de coinfecção, o estudo identificou cinco linhagens do novo coronavírus que estão circulando no Rio Grande do Sul, sendo uma nova, denominada VUI-NP13L.

“Os estudos realizados com amostras do Rio Grande do Sul geram preocupação devido à possibilidade de dispersão do vírus para outros Estados e países vizinhos da América do Sul. A Região Metropolitana de Porto Alegre concentra o maior número de casos, por isso a análise do genoma ajuda a entender melhor a dinâmica, a estrutura populacional e as cadeias de transmissão locais do vírus”, disseram.

Para o estudo foram coletadas amostras de pacientes de 40 municípios do Rio Grande do Sul. Para esse estudo, foram selecionadas 92 amostras com faixa etária de 14 a 80 anos, sendo 50% homens e 50% mulheres.

Os cientistas informam que estão conduzindo experimentos in vitro com a nova linhagem. “Esses experimentos incluem isolamento viral e investigação sobre neutralização ou não por anticorpos presentes no soro de pacientes infectados e recuperados”.

 

 

 

 

Conteúdo: R7

Foto: Reprodução/AgênciaBrasília/AcácioPinheiro

Últimas Notícias

Antes de fechar a compra da Amazonas Energia, irmãos Batista querem garantias

A Âmbar Energia, do grupo J&F, cogita de não concretizar o negócio para assumir a Amazonas Energia, controlada pela...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!