outubro 7, 2024 10:22

COVID-19: Prefeitura de Manaus vacina 8,2 mil pessoas nesta quinta-feira

A Prefeitura de Manaus vacinou nesta quinta-feira, 28, mais 8,2 mil pessoas com as novas remessas de doses da vacina AstraZeneca/Oxford que chegou em Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Conforme a secretaria, as vacinações estão sendo cumpridas de acordo com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

“No momento, estão recebendo a imunização profissionais da rede de saúde atuando no combate à Covid-19, e foi iniciada a vacinação do público idoso”, ressaltou a Semcom.

Grupo 

A Prefeitura de Manaus inicia, nesta sexta-feira, a vacinação de idosos contra a Covid-19 em Manaus, começando pelo grupo com 80 ou mais anos de idade. Para a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde definiu que o atendimento será feito em postos fixos de vacinação e também pela modalidade drive-thru, visando evitar a formação de filas, aglomerações e riscos à saúde dos idosos.

Para esta etapa da imunização, foi destinada um total de 50.398 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que será aplicado em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas. O número é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos de idade, no município.

Como, para este último grupo (70-74 anos), o número de doses foi limitado pelo Ministério da Saúde, o critério para vacinação será o da condição física dos usuários. Neste primeiro momento, os idosos entre 70 e 74 anos que poderão receber a vacina serão os acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos. Nestes casos, os idosos precisam apresentar laudo, receituário, atestado médico ou outro documento que ateste a sua condição.

Calendário

O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4  de 9 fevereiro, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10 a 15 de fevereiro), será a vez do público entre 70 e 74 anos.

Dentro dessa programação, os idosos contemplados no público-alvo podem buscar a dose no dia correspondente ao seu mês de nascimento. Na primeira semana, os nascidos em janeiro e fevereiro serão vacinados na sexta-feira; os entre março e abril, no sábado, 30; os entre maio e junho, no domingo, 31; os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira 1; os entre setembro e outubro, na terça, 2 de fevereiro; e os entre novembro e dezembro, na quarta, 3.

Locais

A vacinação acontecerá no horário de 9h às 16h, em cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade. Esses locais foram estruturados para funcionar tanto como drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, quanto como postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo: Complexo de Exames do Detran (zona Norte), estacionamento da Universidade Paulista – Unip (zona Sul), balneário do Sesc (zona Oeste), Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste) e shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).

Cadastro

A Semsa está fazendo os ajustes e vai disponibilizar o Sistema Municipal de Vacinação (SMV Covid) para o pré-cadastro dos idosos, como uma estratégia para agilizar o atendimento no dia da vacinação, mas esse procedimento não é obrigatório, ou seja, os idosos que não tiverem sido pré-cadastrados serão vacinados normalmente. Todos devem apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação com foto e CPF nos postos de vacinação.

Acamados

No caso dos idosos acamados, eles receberão a imunização em casa. A vacinação desse grupo começa na próxima segunda-feira, 1º. O agendamento vai ser feito pela Semsa, por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente de campanhas de imunização anteriores. Para atualização dos dados e cadastramento de novos idosos, a família do idoso deverá entrar em contato com a secretaria, pelo número 0800 280 8 280.

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.

Confira, abaixo, o cronograma detalhado da vacinação dos idosos em Manaus:

Cronograma de vacinação

 

1 ª Semana

 

De sexta, dia 29/01 a quarta, dia 03/02

Sexta (29/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Sábado (30/01) – nascidos em março e abril

Domingo (31/01) – nascidos em maio e junho

Segunda (01/02) – nascidos em julho e agosto

Terça (02/02) – nascidos em setembro e outubro

Quarta (03/02) – nascidos em novembro e dezembro

 

2ª Semana

 

De quinta, dia 04/02, a terça, dia 09/02

Quinta (04/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Sexta (05/02) – nascidos em março e abril

Sábado (06/02) – nascidos em maio e junho

Domingo (07/02) – nascidos em julho e agosto

Segunda (08/02) – nascidos em setembro e outubro

Terça (09/02) – nascidos em novembro e dezembro

 

3ª Semana

 

De quarta, dia 10/02 a segunda, 15/02

Quarta (10/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Quinta (11/02) – nascidos em março e abril

Sexta (12/02) – nascidos em maio e junho

Sábado (13/02) – nascidos em julho e agosto

Domingo (14/02) – nascidos em setembro e outubro

Segunda (15/02) – nascidos em novembro e dezembro

 

 

Da Redação O Poder 

Com informações da Semsa

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Presidente da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa, é preso pela Polícia Federal por corrupção eleitoral

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), foi preso pela Polícia Federal na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!