janeiro 24, 2025 21:18

Wilson prorroga decreto com restrições por mais 7 dias e cancela ponto facultativo do Carnaval

O governador do Amazonas, Wilson Lima, do PSC, prorrogou por mais 7 dias o decreto que mantém as atividades não essenciais proibidas de funcionar, mas com ajustes permitindo delivery para alguns serviços e o funcionamento fábricas de setores específicos. Ele também manteve a proibição de circulação nas ruas durante todo o dia.

O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira, 29, em transmissão ao vivo nas redes sociais do governo do Estado. O decreto em vigor com restrições ao comércio e de circulação terminaria no domingo, dia 31.

“Não é aquela decisão que eu quero tá tomando, é uma decisão que é necessária, é uma decisão que exige sacrifício de todos. Nesse momento, o que mais importa é a vida. Hoje, todo mundo tem um parente, um amigo, tem alguém que tá sendo acometido pela Covid-19”, começou.

No novo decreto, o governador permite que fábricas de embalagens para alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal, remédios e sacolas para supermercados funcionem.

Feiras 

Após protestos de feirantes, as feiras também passam a funcionar com horário ampliado. A partir de segunda-feira, 1º, funcionam das 5h às 15 horas. “Nós estamos ampliando esse horário para evitar aglomerações”, justificou Lima.

Delivery 

A partir de segunda-feira o decreto também libera lojas de materiais elétricos, hidráulicos e pneumáticos a trabalharem com delivery, das 8h às 17h.

Também estão permitidas a operar com sistema delivery lojas de peças para veículos pesados como ônibus, caminhão e ambulância. O serviço estará permitido das 8h às 17h.

“O decreto que nós estamos publicando ele começa a valer a partir do dia 1º  e vai até o dia 7 de fevereiro e aí a gente vai avaliando a evolução dos casos e a quantidade de pessoas que estão procurando a rede hospitalar em busca de atendimento”, disse.

A circulação nas ruas também continua proibida por 24 horas. “Só sai de casa se for extremamente necessário, se for pra comprar alimentos, se for pra comprar um remédio, se for um caso de urgência, de emergência para levar alguém no hospital  ou para ir no hospital ou por alguma outra excepcionalidade”, orientou Wilson.

O governador afirmou que o decreto foi editado após reunião desde às 8h da manhã desta sexta-feira, 29, e o conteúdo também já foi informado aos órgãos de controle.

Carnaval

Na tentativa de evitar aglomerações no período carnavalesco, o governador Wilson Lima também anunciou decreto cancelando ponto facultativo de Carnaval.

Aulas 

Wilson também anunciou um decreto liberando o retorno das aulas da rede estadual de ensino, mas de forma totalmente remota pela internet e com aulas pelo canal Encontro das Águas.

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Sampaio promulga a ampliação de prazo para extinguir Cerr após Denarium não sancioná-la

O deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promulgou nesta sexta-feira, 24, a lei que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!