Candidato à vice-presidente da Câmara dos Deputados, na chapa do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, afirma, poucas horas antes da votação que ocorre na noite desta segunda-feira, 1º, que lutará pela manutenção das vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM) e pela garantia de recursos para a conclusão da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).
“Penso que essa eleição é muito significativa para nosso Estado do Amazonas, em especial, pelo compromisso que o nosso candidato a presidente, o deputado Arthur Lira (PP-AL), firmou, presencialmente, no Amazonas. Arthur e eu vamos atuar pela manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, e lutar para ter a garantia de recursos, junto ao governo federal, para a recuperação da BR-319”, reforçou.
O parlamentar também destacou a mobilização da chapa e da bancada amazonense para trazer insumos importantes para o momento crítico que o Amazonas atravessa na crise pandêmica, que já matou mais de 8 mil pessoas no Estado.
“Nossa mobilização e da nossa bancada no Congresso deve, em função da urgência, no curto prazo, fazer chegar ao nosso Estado insumos importantes, como oxigênio, e buscar apoio no sentido de remover pacientes para outros Estados que estejam em situação melhor do que a do Amazonas. Isso já está ocorrendo. Há notícias de que a fila por leitos é de 600 doentes”, disse, em material encaminhado pela assessoria de comunicação.
Ramos chegou a fazer campanha no Amazonas, onde reuniu com o governador, bancada amazonense e fez visitas a fábricas da ZFM e firmou compromissos. Caso eleito, o deputado federal Marcelo Ramos será o primeiro parlamentar do Amazonas a ser o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados.
Ramos conta com o apoio dos colegas de bancada: Silas Câmara (Republicanos), Bosco Saraiva (Solidariedade) e Sidney Leite (PSD). O Portal O Poder tentou contato com os demais deputados da bancada federal, mas não obteve retorno.
“Meu voto será para o deputado Arthur Lira, em razão dos compromissos por ele assumidos com a manutenção da Zona Franca de Manaus perante nossa bancada e para o meu conterrâneo Marcelo Ramos como vice”, disse Bosco.
Sidney Leite disse que vai votar na chapa de Lira pelo compromisso que assumiu com a ZFM. “Vou votar no Arthur, pelo compromisso que assumiu c a bancada na defesa da Zona Franca de Manaus. O candidato Baleia é o autor da PEC 45 (reforma tributária) que aniquila com a Zona Franca de Manaus”.
Desde 1982 sem representante
A última vez que um representante do Amazonas esteve compondo a mesa diretora da Câmara dos Deputados, foi há 39 anos, em 1982, quando o então deputado federal Joel Ferreira compôs o colegiado no cargo de segundo secretário da mesa.
Segundo programação no site da Câmara, a votação deve iniciar às 19h desta segunda-feira, 1º, horário de Brasília.
O candidato Arthur Lira tem apoio do Palácio do Planalto e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Agência Câmara