O governador do Amazonas, Wilson Lima, do PSC, anunciou a flexibilização do decreto de medidas restritivas e comerciais no Amazonas após a tímida estabilidade nos casos de transmissão da Covid-19 no Estado nas últimas semanas.
O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo nas redes sociais do governo do Amazonas, na tarde desta sexta-feira, 5, dois dias antes do fim do atual decreto com medidas restritivas. As novas medidas passam a valer a partir de segunda-feira, 8, por um período de 7 dias.
Embora o Estado tenha atingido a estabilidade na transmissibilidade do vírus e uma “pequena” redução na taxa de mortes na capital e interior, ainda permanece na fase roxa, que é a mais grave.
A partir de segunda-feira, 8, as seguintes atividades estarão liberadas com restrições. Segundo Lima, os ajustes ocorrem após análises dos números junto com Comitê Gestor. “Decisões não são fáceis, mas são necessárias”.
O novo decreto restringe a circulação de pessoas de 19h às 6h do dia seguinte.
O decreto com as novas medidas será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) até este sábado, 6, informa o governador.
Comércio
Poderá funcionar com vendas apenas por meios eletrônicos no sistema de entrega delivery, das 8 às 17h.
Assistência técnica
Assistências técnicas de geladeiras, fogões e ar-condicionado poderão funcionar com atendimento em domicílio, sob agendamento, das 8h às 17h.
Assistência de celulares
Também poderão funcionar no sistema delivery de 8h às 17h.
Controle de pragas
De 8h às 17h.
Indústria
Podem funcionar 24h com ajustes de turnos para não haver deslocamentos entre 19h e 6h. Empresas são obrigadas e fornecer transporte para que os funcionários não dependam de transporte coletivo.
Obras
Liberadas na área da saúde, infraestrutura como aeroportos, rodovias, ramais, pontes, viadutos e portos.
Também estão permitidas obras emergenciais de reparos em infraestrutura básica e de segurança predial ou viária.
Obras em canteiros de construções multifamiliares com transporte especial concedido pelo empregador
Lojas de conveniência
Funcionarão até às 18h sem consumo no local.
Restaurantes e bares
Funcionamento entre 6h e 22h apenas com serviço delivery e drive-thru (de 6h às 18h).
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Reprodução