O deputado estadual Saullo Vianna (PTB) defendeu nesta terça-feira, 9, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um projeto de lei que disponibilize um auxílio financeiro aos “sequelados” da Covid-19.
“Conforme manda o Regimento da Casa, a proposta vai tramitar nas comissões para então ser apreciada por todos os deputados estaduais”, disse o parlamentar, após formalizar a matéria na Assembleia.
O deputado explicou que após o período de transmissão, várias pessoas passam a sofrer com as sequelas da Covid-19. “São pessoas que passam a ter alteração nos seus parâmetros de saúde em relação a questão de glicose, glicemia. Pessoas essas que ficam com comprometimento do pulmão”, disse.
Benefício
Conforme Saullo, o benefício será destinado para pessoas que não têm uma remuneração fixa, como por exemplo, os trabalhadores autônomos. “Essas pessoas precisam sair de suas casas todos os dias para buscar o sustento de sua família. Não bastasse a questão da doença, tem a situação das sequelas que ocasionam em algumas pessoas”, ressaltou.
Segundo ele, por conta das sequelas, essas pessoas ficam impossibilitadas de trabalhar.
Regulamentação
Para ser beneficiado, o deputado explicou que o paciente deverá apresentar um laudo médico e o governo do Estado será o responsável pela regulamentação.
A matéria deve ir à votação em plenário nos próximos dias.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Reprodução/Aleam