setembro 14, 2024 14:54

Comércio varejista do Amazonas sofre redução de 3,2% nas vendas

No Amazonas, as vendas do comércio varejista amargaram redução de 3,2% no mês de dezembro de 2020 se comparado com o mês de novembro do mesmo ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nessa quarta-feira, 10.

A redução ocorre no principal mês de faturamento do comércio diante do período natalino, mas que neste ano deve ter sido influenciado pelas ações de combate à Covid-19.

Segundo o estudo, apesar dos resultados negativos nos últimos dois meses do ano passado, o acumulado de 2020 fechou com alta de 7,3%. É a quarta vez consecutiva que o comércio apresenta alta anual: 7,7% em 2017; 4,4% em 2018 e 7,9% em 2019.

Com o recuo de dezembro, as vendas do varejo se aproximaram do patamar de fevereiro, período pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10), pelo IBGE.

No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista caiu 6,1% em dezembro, mas assim como no Amazonas, o acumulado de 2020 fechou com alta (1,2%).

Comércio varejista ampliado

Nesta atividade, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em dezembro, no Amazonas, recuou 2,2% em relação a novembro, mas fechou o ano com alta de 7,5%.

Foi a quarto ano consecutivo de alta no comércio ampliado do Estado. Já no confronto entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019, o resultado foi uma alta de 13,6%, também a quarta taxa positiva consecutiva neste tipo de comparação.

Volume de vendas

A variação percentual, que compara o volume de vendas do mês atual com o volume do mês anterior, de -3,2% obtida em dezembro posicionou o comércio varejista do Amazonas na posição intermediária entre as outras Unidades da Federação. Os piores desempenhos foram os do Acre, com -17,5%, Rondônia e Maranhão, com -12,0% e Mato Grosso, com -8,3%. E os melhores desempenhos, ainda que nenhuma Unidade da Federação tenha tido números positivos, foram os do Amapá, com 0,0%, Espírito Santo, com -1,5% e Roraima, com 1,5%.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação 

 

 

Últimas Notícias

Tadeu vai para coordenação de campanha de David, por causa de desentendimentos

A 22 dias do pleito do dia 6 de outubro, o prefeito de Manaus e candidato a reeleição, David...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!