outubro 7, 2024 12:34

COVID: Dória volta atrás e anuncia doação de 50 mil doses de vacina ao Amazonas

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), voltou atrás da decisão de suspender a doação de vacinas ao Amazonas e se comprometeu em enviar mais 50 mil doses de imunizantes ao Estado sob a condição de ‘comprometimento’ que as vacinas cheguem a “quem mais precisa”.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 11, em post nas redes sociais do governador de São Paulo. “Com a garantia das autoridades do Amazonas de que as vacinas vão chegar até quem mais precisa, o Governo de SP começa a enviar no final deste mês, de forma escalonada, lotes de vacina da Butantan contra Covid-19, até chegar a 50 mil doses”, escreveu.

O governador destacou, ainda, que as doses de vacina não sairão da entrega destinada ao Ministério da Saúde. “Representam uma doação de São Paulo ao povo do Amazonas. São Paulo está ao lado do Brasil para vencer a pandemia”, garantiu.

Na quarta-feira, 10, o governador havia anunciado a suspensão alegando que o plano de imunização do Amazonas estava sem planejamento.

“Diante de fatos reconhecidamente públicos e de até mesmo suspensão pela própria Justiça da imunização naquele estado devido à falta de planejamento e controle, São Paulo suspendeu o envio de imediato e aguarda a manifestação e apresentação de cronograma estadual de imunização do Amazonas”, dizia nota oficial do governo.

Na capital amazonense, houve diversas polêmicas como a vacinação de médicas recém formadas da família Lins e até a imunização de secretários do primeiro escalão da Prefeitura de Manaus.

O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), apelou para que Dória recuasse. “O povo do Amazonas não pode ser punido pela irresponsabilidade dos furaram fila ou permitiram que fosse furada”, escreveu nas suas redes sociais.

O parlamentar também se comprometeu afirmando que pediria apoio dos órgãos de controle. “Comprometo-me ainda, @jdoriajr, pessoalmente e solicitando apoio dos órgãos de controle do Estado e da juíza @FraxeJaiza, nos autos do processo que já tramita na Justiça Federal, acompanhar, fiscalizar, e encaminhar relatórios da aplicação da vacina ao Governo de SP”.

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Liz Masoner por Pixabay 

Últimas Notícias

RR: Presidente da Câmara de Boa Vista, Genilson Costa, é preso pela Polícia Federal por corrupção eleitoral

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), foi preso pela Polícia Federal na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!