fevereiro 21, 2026 18:49

Deputado pede que MS modifique critérios e imunize pessoas acima de 18 anos em Manaus

Diante do caos na saúde pública agravado pelo número expressivo de infecções diárias pelo novo Coronavírus (Covid-19), parlamentares da bancada federal do Amazonas buscam junto ao governo federal, a ampliação do número de vacinas contra o vírus no Estado.

Desta vez, o deputado federal Alberto Neto, do Republicanos, quer que o Ministério da Saúde (MS) modifique critério de distribuição das vacinas e que, no máximo em três meses, todas pessoas acima de 18 anos sejam imunizadas na capital amazonense.

No pedido, feito por meio de indicação ao MS, o deputado argumenta, levando em consideração pesquisa do biólogo e doutorando do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Lucas Ferrante, que afirma que para se diminuir a transmissão do vírus é necessário que 70% a 80% da população seja vacina até 1º de maio.

“Esse pesquisador foi um dos responsáveis pela previsão, em agosto de 2020, do colapso que o sistema de saúde de Manaus enfrentaria. Embora o artigo de onde constou essa conclusão tenha sido publicado na revista Nature Medicine2, uma das mais prestigiosas do mundo, os tomadores de decisão não se atentaram para os riscos apontados, e uma tragédia de Saúde Pública se instaurou no Amazonas”, explica o parlamentar.

Por fim, o deputado afirma que é preciso ter pro-atividade para combater a pandemia e pedir o envio de doses suficientes. “O envio de doses suficientes para todas as pessoas maiores de dezoito anos elegíveis para a vacinação nos próximos três meses no município de Manaus é uma medida que pode impedir que essa cidade se torne o novo epicentro mundial dessa doença, que já ceifou a vida de mais de 230 mil brasileiros”, finaliza.

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Sérgio Lima/Poder360
.

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!