setembro 7, 2024 19:57

Deputado pede que MS modifique critérios e imunize pessoas acima de 18 anos em Manaus

Diante do caos na saúde pública agravado pelo número expressivo de infecções diárias pelo novo Coronavírus (Covid-19), parlamentares da bancada federal do Amazonas buscam junto ao governo federal, a ampliação do número de vacinas contra o vírus no Estado.

Desta vez, o deputado federal Alberto Neto, do Republicanos, quer que o Ministério da Saúde (MS) modifique critério de distribuição das vacinas e que, no máximo em três meses, todas pessoas acima de 18 anos sejam imunizadas na capital amazonense.

No pedido, feito por meio de indicação ao MS, o deputado argumenta, levando em consideração pesquisa do biólogo e doutorando do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Lucas Ferrante, que afirma que para se diminuir a transmissão do vírus é necessário que 70% a 80% da população seja vacina até 1º de maio.

“Esse pesquisador foi um dos responsáveis pela previsão, em agosto de 2020, do colapso que o sistema de saúde de Manaus enfrentaria. Embora o artigo de onde constou essa conclusão tenha sido publicado na revista Nature Medicine2, uma das mais prestigiosas do mundo, os tomadores de decisão não se atentaram para os riscos apontados, e uma tragédia de Saúde Pública se instaurou no Amazonas”, explica o parlamentar.

Por fim, o deputado afirma que é preciso ter pro-atividade para combater a pandemia e pedir o envio de doses suficientes. “O envio de doses suficientes para todas as pessoas maiores de dezoito anos elegíveis para a vacinação nos próximos três meses no município de Manaus é uma medida que pode impedir que essa cidade se torne o novo epicentro mundial dessa doença, que já ceifou a vida de mais de 230 mil brasileiros”, finaliza.

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Sérgio Lima/Poder360
.

 

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!