Após pressão da bancada federal do Amazonas, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu, nessa quinta-feira, 11, durante sabatina do Senado Federal, que haverá uma aceleração do processo de imunização contra a Covid-19 no Amazonas.
Apesar de não informar prazos, o ministro afirmou que a meta é imunizar toda a população acima de 50 anos. Nós vamos vacinar todos acima de 50 anos na primeira pernada, acelerando, sem tirar dos Estados”, disse Pazuello.
Embora haja uma pressão dos federais do Amazonas, o ministro deu a entender que a estratégia estava sendo desenvolvida há alguns dias. “É apenas acelerar aqui e devolver na segunda pernada. E esse é o desenho que está se desenvolvendo há duas semanas. E eu posso afiançar aos senhores.
Durante seu pronunciamento, o senador Eduardo Braga, do MDB, cobrou prioridade na vacinação do povo do Amazonas e afirmou que o governo Federal não fez tudo que poderia ser feito.
“Não está tudo bem. Não está tudo certo. E não foi feito tudo que poderia ser feito”, disse Eduardo, que lembrou Pazuello sobre uma reunião ocorrida entre eles, na sede do ministério, ainda em dezembro de 2020. “Eu já dizia que iríamos enfrentar uma onda muito grave. Sugeri, ainda, que assumisse uma unidade hospitalar no Amazonas diante da comprovação da ineficiência do Governo do Estado durante a primeira onda da doença”.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Agência Senado